lado_1É muito comum crianças e adolescentes terem dificuldades para entrar no ritmo após passar as longas férias de verão distante do ambiente escolar, seja em casa ou viajando. Mas saiba que, mais do que possível, é muito importante que seu filho comece o ano bem motivado.
O primeiro passo é tranquilizá-lo, já que um novo ano costuma ser a causa de muita ansiedade. “Os amigos serão os mesmos? E se forem novos colegas, eles vão gostar de mim? Quem serão os novos professores? Será que vou gostar das matérias da nova série?”. Essas e outras perguntas estão na cabeça da molecada quando chega a hora de voltar para a escola.  .
Cabe também a você, como pai, se avaliar. “Será que não sou eu mesmo a causa de grande parte da ansiedade de meu filho?”. Muitas vezes não acreditamos que na escola nosso filho terá a mesma atenção e carinho que recebe em casa. Tente se tranquilizar. “A escola é o melhor lugar para seu filho estar. Lá, ele conquista independência e autonomia”.

DICAS IMPORTANTES:

MATERIAL ESCOLAR: Toda criança gosta de organizar o material escolar para a volta às aulas, principalmente se ele for todo renovado. Faça isso com seu filho, além de diversão vocês irão fortalecer seus vínculos.

LOCAL DE ESTUDOS: Para ter vontade de estudar, a criança precisa de um local aconchegante. Se ela já tem uma escrivaninha ou uma mesa onde costuma estudar, proponha uma nova organização. Junto com seu filho, esvazie gavetas e arrume tudo novamente. Se ele não tem um cantinho para estudar, é hora de providenciar um. Pode até ser a mesa da sala ou da cozinha, o importante é seu filho sentir que aquele espaço é só dele na hora de fazer a lição de casa.

RETOMAR O QUE A CRIANÇA MAIS GOSTA NA ESCOLA: É hora de lembrar  de tudo o que a escola tem de bom. Fale das pessoas que ele mais gosta e irá reencontrar, ajude-o a relembrar os passeios e atividades do outro ano que ele mais gostou. Nos primeiros dias, se possível, chame um ou mais coleguinhas para brincar com ele. É uma maneira de estreitar novamente as amizades e de fazer com que seu filho tenha ainda mais vontade de ir para a escola.

SE A ESCOLA FOR NOVA: Se o seu filho está trocando de escola nesse ano, vocês terão um importante período de adaptação. Se necessário, acompanhe-o nos primeiros dias de escola. Se não puder, mande a avó, a tia ou alguém em quem a criança tenha confiança.

Não deixe de explicar ao seu filho o por que aconteceu a troca e fale sobre tudo o que tem de bom na escola nova. Ele vai ficar curioso para ver todas essas novidades.
Além disso, estimule-o a se enturmar. Encontrar colegas que tenham interesses em comum é importante nessa fase. Mas aceite o ritmo dele. Não se espante se ele estiver calado no início. Cada um tem um ritmo. Esteja disponível para conversar se ele quiser.

VOLTE A ROTINA GRADUALMENTE: Nada de mudanças bruscas. Se o seu filho viu muita televisão nas férias e você quer que ele diminua a quantidade durante o período de aulas, tem de fazer isso aos poucos, pois as crianças sofrem mais com mudanças radicais. Vá diminuindo o tempo diário de TV gradualmente. O mesmo vale para as horas de sono, o horário de acordar, o tempo para brincar… Faça tudo aos poucos, de modo que seu filho não sinta que simplesmente parou de se divertir porque as aulas recomeçaram.

Lembre-se que algumas crianças e jovens têm mais dificuldade do que outras para voltar ao ritmo e aceitar mudanças. Caso você note uma alteração muito brusca no comportamento do seu filho, como agressividade ou desânimo, busque ajuda especializada com a escola pois nossos profissionais são experientes e estão aqui para ajudá-los.

Fonte: Texto adaptado. Revista Educarparacrescer

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.