No seu trabalho, você já foi formalmente avaliado?

avaliação de desempenho é uma ferramenta importante na gestão de equipes, pois permite que as empresas garantam a qualidade de seus serviços. Por meio dela, é possível fazer uma análise panorâmica e profunda, podendo identificar pontos fortes, bem como aqueles que precisam ser melhorados como um todo ou individualmente.

Preocupado em garantir a qualidade do ensino e aprendizado, o Colégio GGE desenvolveu uma metodologia de acompanhamento específica para mensurar o desempenho de seu corpo docente: a Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem.

Através dela, os alunos são convidados a avaliarem o processo de ensino-aprendizagem, de maneira quantitativa e qualitativa, podendo identificar pontos fortes, bem como aqueles que precisam ser melhorados como um todo ou individualmente.

Aperte o play no vídeo a seguir e conheça um pouco mais sobre esta importante ferramenta, que garante a qualidade dos serviços prestados pela escola:

A primeira parte da Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem se inicia em sala de aula, quando exibimos um vídeo que apresenta o método avaliativo e conscientiza as turmas sobre a seriedade do procedimento, valorizando a importância da participação de todos para garantir a qualidade das aulas. Em seguida, são distribuídos cadernos de perguntas e folhas de respostas (gabarito) para que os nossos alunos possam avaliar seus professores com base nos seguintes critérios: conteúdo e didáticaassiduidadepostura formativa e envolvimento com os estudantes.

Na segunda parte da avaliação, são escolhidos alguns alunos para se reunirem com a coordenação pedagógica e gestores das unidades, para responderem a perguntas qualitativas, deixando-os à vontade para falar sobre suas experiências, dúvidas, sugestões e críticas.

Com base nas informações coletadas, são desenvolvidos relatórios individuais com o resultado da avaliação dos professores, incluindo gráficos de desempenho em cada quesito. Estes resultados são apresentados para cada professor em uma reunião de feedback, na qual são analisados pontos de melhoria e exaltados pontos fortes do docente.

“É uma ferramenta magnífica que o GGE nos presenteia. Quando a gente melhora o que o aluno está pedindo para melhorar, o próprio aluno melhora o seu desempenho. Por outro lado, quando o aluno não tem o que reclamar do professor, ele começa a atribuir a si mesmo a responsabilidade por um baixo desempenho”, relata o professor de matemática do GGE, Hugo Oliveira.

Além disso, no Encontro com Docentes, momento no qual a equipe pedagógica e gestores se reúnem com os professores de cada segmento, são discutidas ações conjuntas que buscam a melhoria contínua no processo ensino-aprendizagem, dentro e fora de sala de aula.

Colégio GGE preza pela excelência na qualidade de ensino e o professor é a variável mais significativa no sucesso ou insucesso dos alunos. Justamente por este motivo, a avaliação é realizada três vezes no ano letivo, por meio do Sistema de Gestão Pedagógica V4, aferindo a qualidade do serviço prestado pelos professores.

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.