Veja por que uma boa base de matemática básica é fundamental para o Enem

Ontem foi o Dia da Matemática e, para comemorar a data (tão amada pelos alunos de Exatas), gravamos um podcast especial sobre a importância da boa base da disciplina para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Afinal, “tudo que é visto no Ensino Médio depende dos números reais que são estudados até o Ensino Fundamental 2”, afirma Hugo Rioli, professor de Matemática do Colégio GGE.

As dificuldades diante de cálculos simples da Matemática Básica, durante o Ensino Fundamental, que envolvem adição, subtração, multiplicação e divisão, por exemplo, trazem prejuízos futuros aos alunos, já que a compreensão das operações básicas é essencial para ajudar na construção de uma linha de raciocínio que vai gerar aprendizado mais eficiente quando outros assuntos forem introduzidos, inclusive nas disciplinas de Química e Física. Ambas contemplam aspectos matemáticos, como: raciocínio lógico, desenvolvimento de capacidades analíticas, e ainda, interpretação de texto. Daí a fama de que Exatas é uma área difícil. Além disso, o conteúdo básico, quando bem assimilado, motiva o aluno na aprendizagem de assuntos mais complexos.

Turma Olímpica tem intensa preparação

No Ensino Fundamental 2, os alunos do Colégio GGE são convidados a participar das Turmas Olímpicas, que realizam uma preparação específica para as Olimpíadas Brasileiras das disciplinas de MatemáticaQuímica e Física. Uma grande oportunidade para reforçar o aprendizado e participar das olimpíadas em âmbitos estadual, nacional e mundial.

Para superar desafios da Matemática e potencializar o aproveitamento da disciplina em outras áreas de estudo, os professores Hugo Rioli e Daniel Magalhães (Matemática), Artur Mota (Química) e Hugo Souza (Física), numa conversa descontraída, provocam relevante discussão em torno do tema e contam também o que é necessário para melhorar o desempenho nas provas do Enem. Dê play abaixo e confira o podcast!

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.