Durante o segundo semestre, nossos alunos do Ensino Fundamental I vivenciaram o Projeto InteraGGE. Foram momentos de muito aprendizado e diversão.

As turminhas do 1º ano iniciaram as atividades comemorando o Dia do Folclore (22/08). Eles compartilharam o que aprenderam sobre o folclore e algumas práticas culturais, finalizando com a apresentação da parlenda “Cadê o gato?”.

No 2º ano eles desenvolveram os temas “O fantástico mundo da leitura” e a alimentação saudável. A turminha da sala B falou sobre a importância da leitura para a construção social e de como a mesma pode transformar a vida das pessoas, finalizando o momento cantando a música Asa de papel, uma adaptação da obra de Marcelo Xavier. Já a sala A aprendeu quais alimentos são importantes para manter um estilo de vida saudável, como cereais, frutas, carnes, leites e derivados,  o papel da água no nosso organismo, bem como quais os cuidados com a higiene são necessários e a importância das atividades físicas.

O 3º ano estudou sobre a educação ambiental com foco na conscientização de como cuidar melhor do meio ambiente, trabalhando a política dos 5 R’s que faz refletir sobre a consciência ambiental de forma ampla. Para finalizar, nossos alunos apresentaram o projeto “Consumo e razão: quando os 5 R’s entram em ação” e recitaram um poema construído por eles sobre a temática.

No 4º ano A foi desenvolvido o tema “Contos populares”, resultando na produção e apresentação de uma peça de teatro do conto do livro “O velho, o menino e a mulinha”. Na turma B, escolheram o tema “Aprender para ensinar” que surgiu da curiosidade deles sobre o por quê dos funcionários usarem o laço rosa na roupa, culminando na troca de conhecimentos sobre a campanha Outubro Rosa e na apresentação de cartazes, paródia, dança e distribuição de laços produzidos pelas alunas.

O 5º ano A trabalhou as diversidades regionais do Brasil e suas peculiaridades, como as diferenças climáticas, sociais e culturais entre suas regiões que contribuem para pluralidade cultural do país. Enquanto que na sala B, o conteúdo estudado foi o dicionário e suas contribuições para o conhecimento e enriquecimento de aspectos linguísticos. Eles escolheram a palavra-chave “zumba” e a partir dela explicaram conceitos como etimologia e acepção, finalizando com apresentação de aula prática de zumba.

Confira a seguir as fotos do Fundamental 1 no projeto InteraGGE: