No dia 27 de setembro, os alunos do turno regular do Ensino Fundamental 1 participaram de uma dinâmica organizada pela Cultura Inglesa, nos horários de recreio das unidade Benfica, Boa Viagem e Caruaru, com o objetivo de conhecerem um pouco mais sobre a cultura britânica.

Cultura Inglesa acredita que o estudo da língua e da cultura devem estar interligados, oportunizando vivências de aspectos culturais relacionados aos países que utilizam o inglês e que isso funciona como ponte na aprendizagem da nova língua.

Dessa vez, as turminhas tiveram a oportunidade de conhecer o “The Great River Race, ou em tradução livre: “A Grande Corrida Fluvial“, que é a Maratona do Rio de Londres. Trata-se de uma espetacular corrida de barco pelo rio Tâmisa, que atrai mais de 330 equipes de todo o mundo, com competidores de diferentes níveis. O tradicional evento reúne desde atletas dedicados, até aqueles que gostam de risadas, fantasias, acrobacias e caridade, oferecendo muito entretenimento e diversão para os competidores e espectadores.

Cultura Inglesa apresentou aos nossos alunos duas tradições em formato de atividades: o craft (1º ano) e a corrida com barcos (2º/3º ano + 4º/5º ano), muito populares no Reino Unido. O primeiro consiste na montagem, pintura, decoração e personalização dos barcos, utilizando materiais como jornal, cartolina, papelão e lápis de cor. Já no segundo caso, o pequenos competiram entre si numa corrida de barcos dentro de um cano de PVC, usando um bisnaga de água para mover o barco. Funcionou da seguinte maneira: o primeiro barco que chegou ao fim do cano era declarado vencedor, sendo premiado com um adesivo temático.

O objetivo do dia foi trabalhar com as crianças o vocabulário relacionado à temática abordada: boat, water, speed, wind, bem como ensiná-los a reconhecer e usar apropriadamente as expressões: Go! Faster!. Além disso, foi possível desenvolver habilidades de liderança e comunicação através das competições e trabalhar manualmente, criando um desenho relacionado ao tema. Tudo isso trouxe vários ganhos para os alunos, como:

  • Motricidade fina por meio do corte, colagem e desenho
  • Motricidade ampla com a coordenação motora e noção espacial na utilização de jogos e participação em competições
  • Interação social com o autocontrole na hora de espera da vez
  • Trabalho em equipe para atingir um objetivo
  • Respeito às habilidades individuais
  • Ampliação de conhecimentos na esfera cultural, com a apresentação de valores, símbolos, tradições, ideias, costumes e práticas que são características de outros países
  • Prática de linguagem em contexto personalizado.

A brincadeira foi muito divertida e, mais do que isso, através do lúdico, a Cultura Inglesa conseguiu envolver os alunos num contexto de aprendizagem, de forma interativa, funcional e bastante estimulante.

Confira a seguir as fotos dos nossos alunos do Fundamental 1 no “The Great River Race”:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.