No dia 23 de abril, nossas turminhas do 4º ano do Ensino Fundamental 1, da unidade Caruaru, visitaram o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho – Serra dos CavalosO local guarda o maior trecho de floresta da Mata Atlântica em Caruaru, bem como é considerado uma das unidades de conservação mais importantes do estado pela diversidade de fauna, flora, altitude e beleza.

O parque foi criado pela lei municipal de nº 2.796 (de 7 de julho de 1983), em homenagem ao João Vasconcelos Sobrinho, importante ambientalista pernambucano e pioneiro na luta pela conservação ambiental. Trata-se de uma reserva florestal serrana remanescente da mata atlântica, localizada na área da antiga Fazenda Caruaru, que está inserida em um brejo de altitude conhecido por Serra dos Cavalos, entre 800 a 950m acima do nível do mar, ocupando uma área de 359 hectares.

O passeio pedagógico começou com uma breve palestra sobre a história da reserva, o clima e o bioma local. Após a explicação, nossos alunos seguiram para a trilha da Macambira (tipo de bromélia nativa e planta com a maior folha do Parque), onde puderam admirar o Mirante Janela da Mata, uma abertura na floresta pela qual se vê toda a paisagem, com destaque ao histórico Açude Jaime Nejaim, no qual há um belo paredão de pedra. Junto deste, avistaram o Pátio do Pau Brasil, com as antigas e simbólicas árvores, bem como a ruína da antiga casa de veraneio do Coronel Jaime.

A excursão proporcionou à meninada aprender sobre a importância da preservação ambiental, além de oferecer a oportunidade única de entrar em contato com a rica fauna e a flora da reserva, composta por 91 espécies arbóreas e 48 animais mamíferos115 representações da avifauna, 13 registros da ictiofauna e 101 tipos de insetos.

Confira a seguir as fotos das turminhas do 4º ano do Fundamental 1 na Serra dos Cavalos:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.