No fim do mês de fevereiro, recebemos a visita da equipe pedagógica da Cultura Inglesa durante os horários de recreio das turminhas do Infantil 4 e 5, assim como do Ensino Fundamental 1. Eles celebraram com nossos alunos do turno regular o Valentine’s Day, dia de São Valentim, comemorado em 14 de fevereiro, nos Estados Unidos, no Reino Unido e em vários países. Diferente do dia dos namorados no Brasil, o Valentine’s Day é presente na cultura de várias nacionalidades de língua inglesa e não celebra apenas o amor entre casais, mas sim o amor, seja ele entre amigos, irmãos ou familiares.

Para os pequenos da Educação Infantil, a equipe da Cultura Inglesa entrou em sala e falou sobre a data comemorativa, oferecendo ‘treats’ de melancias cortadas em formato de coração. Depois entregaram a cada criança um cartão para personalização e, então, explicaram que eles deveriam entregá-lo a alguém que consideram especial, bem como os encorajaram a falar a frase “I love you!”.

Já para o Fundamental 1, a equipe da Cultura Inglesa fez uma recepção e explicou o significado da data comemorativa. Em seguida, os alunos foram divididos em times para um dinâmica especial, que funcionou da seguinte maneira:

  • Um jogador de cada time correu até o fim da sala para pegar, dentro de um recipiente, um coração que continha um dos comandos a seguir:

    • Skip and send kisses
    • Jump saying “I love you!”
    • Walk hugging yourself
    • Skip and say “Happy Valentine’s Day!”
    • Walk making hearts with your hands
    • Walk like you’re in love.
  • O aluno, então, tinha que voltar até seu time obedecendo ao comando.

  • O time vencedor foi aquele cujos membros terminaram o circuito primeiro.

Durante a dinâmica, os alunos foram, ao mesmo tempo, estimulados a vivenciar a língua inglesa, inseridos no contexto cultural da comemoração de uma data comemorativa muito popular na Inglaterra e em outros países, como também externaram um sentimento tão nobre que é o amor ao próximo.

Com essa iniciativa, a Cultura Inglesa mostra um pouco do trabalho que desenvolve no Turno Complementar dColégio GGE, com a opção de aulas duas ou quatro vezes por semana – Curso ou Programa Bilíngue – cujas propostas preveem a interligação da aprendizagem da língua estrangeira atrelada à vivência da cultura e história desse idioma, garantindo a percepção, pelas crianças, da função social da língua e proporcionando, assim, um maior engajamento e interesse nessa aprendizagem.

Confira a seguir algumas fotos do Valentine’s Day da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1: