Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas

No dia 23 de outubro, nossas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental 2 tiveram uma participação especial durante a aula online do projeto de Incentivo à LeituraJosué Limeira, escritor da obra “O Pequeno Príncipe em Cordel”, conversou com os alunos, falando um pouco sobre sua biografia, o que lhe motivou a escrever esse livro, o processo de criação e ilustração, bem como respondeu as perguntas de todos os presentes e da professora de Língua Portuguesa, Danuza Morais.

A famosa frase da raposa para o pequeno príncipe virou símbolo de empatia e responsabilidade afetiva para os nossos alunos, que abordaram essa temática tão atual e necessária nesta 3ª unidade. A obra “O Pequeno Príncipe em Cordel” trouxe de forma divertida e bem regional essa história tão emblemática, que marcou nossas turminhas, ao passo que os fez entender que “o essencial é invisível aos olhos”.

A alegria do autor pelo encontro com os alunos foi tão grande que Josué Limeira fez um poema em homenagem a eles:

“Encontro com o GGE
Alegrou o coração
Benfica, Boa Viagem
Já mostravam atenção
Chegando a Caruaru
Pense numa animação.

Professores e alunos
Animados com cordel
Teve rimas e poesias
De se tirar o chapéu
E o encontro foi mais doce
Que a doçura do mel.

Os alunos emocionados
Começaram a declamar
Entenderam que a leitura
É que vai nos transformar
Pois nosso conhecimento
Ninguém pode enfim tirar.”

As turminhas do GGE também amaram o encontro! Fábio de Almeida Lustosa Filho, aluno do GGE Caruaru nos enviou o seguinte depoimento:

Eu relato aqui a ótima experiência que vivi no dia 23 de outubro de 2020, sexta-feira, com o escritor cordelista Josué Limeira, autor do livro ‘O Pequeno Príncipe em cordel’. Ele também já escreveu outros livros, como Dona Boca e cordéis. Fez exercícios de rimas divertidas com toda turma. Aprendemos muito com ele, inclusive curiosidades como por exemplo, sobre a morte do autor Saint-Exupéry, que nem chegou a ver o sucesso do seu livro porque faleceu em um desastre de avião, que foi abatido durante a Segunda Guerra Mundial e caiu no Mar Mediterrâneo. Só um ano depois do acidente foi encontrada a sua pulseira e assim confirmada a sua morte. O escritor Josué falou ainda que o seu livro ‘O Pequeno Príncipe em cordel’ foi escrito com versos em sextilhas, seguindo a musicalidade da literatura de cordel. Nos mostrou como colocou o universo nordestino na história do Pequeno Príncipe, como o chapéu de Lampião ao invés da coroa, a roupa de maracatu, o reizado, o desenho de xilogravura, o mandacaru, o Homem da Meia Noite e o clássico Asa Branca de Luiz Gonzaga. Tudo isso em desenhos e rimas que leu conosco, mostrando a musicalidade de cada rima de cordel em uma releitura do livro de Saint-Exurpéry. O escritor Josué esclareceu também que a rosa do livro ‘O Pequeno Príncipe’ não é egoísta, ela nos faz olhar para dentro de nós mesmos e perceber como cuidamos da nossa rosa, fazendo uma reflexão. A rosa representa nossos pais, famílias, amigos, os animais, enfim, o nosso planeta. O autor nos levou a refletir que devemos cuidar da natureza e fez um convite a todos que fazemos parte do GGE, a plantar baobás, quando passar a pandemia e que ele mesmo providenciará as mudas. O autor cordelista Josué Limeira, em sua palestra, nos presenteou com a sua rica vivência de que devemos dividir nosso tempo entre leituras e brincadeiras, pois o universo dos livros nos leva a mundos diferentes e fantásticos.

Para finalizar, a professora Danuza compartilhou o seguinte sentimento sore o Projeto de Incentivo à Leitura do GGE:

O encontro com o autor tem sido um momento singular em nosso Projeto de Incentivo à Leitura no GGE. Poder ter esse contato, ouvir histórias do próprio criador da obra e de como ele se inspirou para contar seu livro é mesmo algo muito especial, que com certeza, os nossos alunos levarão para vida. E o encontro com Josué Limeira, na última sexta-feira, foi fantástico. Nossos pequenos príncipes deram um show de criatividade na criação de ilustrações e textos, como cordéis, para homenagear a obra e o escritor. Fiquei muito emocionada com o nível dos comentários e questionamentos elaborados por eles. Foi de alto nível linguístico e interpretativo. Tenho certeza que eles guardarão em seus corações a lição que aprenderam com esta fantástica experiência que foi a leitura de ‘O Pequeno Príncipe em Cordel’.”

Projeto de Incentivo à Leitura

A iniciativa ressalta a importância da leitura para além do processo de aprendizagem. O objetivo é tratar o tema como fundamental para o desenvolvimento crítico e a formação integral dos alunos como adultos proativos e engajados na sociedade. Os estudantes vivenciam esses conceitos na prática através da leitura de uma série de paradidáticos escolhidos pelo corpo docente e equipe pedagógica do GGE.

Participam do projeto alunos do  ao 9º ano do Ensino Fundamental 2. O estudante é incentivado a trazer os temas abordados nos livros para a contemporaneidade e apresentá-los por meio de expressões artísticas de diferentes áreas, como cinema, artes plásticas e produção textual. O diálogo entre as turmas que participam ou não do projeto de Incentivo à Leitura também é estimulado para que o debate possa se expandir pelo colégio e ser levado também para o ambiente familiar. A iniciativa fortalece a ideia de que, embora surjam novas tecnologias a cada dia, os livros continuam sendo uma ferramenta insubstituível para formação social, intelectual, cognitiva e cultural de crianças e jovens.

Confira a seguir as fotos das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental 2 no encontro com o Autor Josué Limeira: