A Trilha Socioemocional é um programa que surgiu com a missão de oferecer à comunidade escolar ambientes de ensinoaprendizagem voltados para o “saber” e ao “saber fazer”, além de espaços de relacionamento e codesenvolvimento de competências comportamentais e emocionais. Assim, cada indivíduo será incentivado a reconhecer sentimentos e emoções, gerenciar conflitos, agir orientado pela empatia e ética, comunicar-se e relacionar-se com grupos diversos, cocriar soluções, colaborar e tomar decisões construtivas e responsáveis.
Conheça a seguir os projetos pensados especificamente para as necessidades de cada segmento de ensino.
Educa 21 (Ensino Fundamental)
A Educa 21 por Rossandro Klinjey é um programa fundamentado na combinação entre estudos e práticas nacionais e internacionais sobre as competências socioemocionais (CASEL, BNCC e Psicologia Positiva) e o letramento digital, preparando crianças e jovens para viverem melhor dentro e fora da internet, dimensões educacionais inseparáveis.
Cultura positiva | O aluno possui sua própria voz | Letramento digital e educação midiática |
Comprometimento, dedicação, gentileza e ajuda ao próximo fazem parte da cultura positiva que a Educa 21 promove com os alunos, educadores e pais através do nosso programa socioemocional. | Cada pessoa tem uma história única para compartilhar e nós incentivamos que isso seja feito tanto na sala de aula, como com a família e amigos. | Para lidar com o excesso de conteúdos na era digital, faz-se necessário desenvolver habilidades como acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente digital. |
midiática
Cultura positiva |
Comprometimento, dedicação, gentileza e ajuda ao próximo fazem parte da cultura positiva que a Educa 21 promove com os alunos, educadores e pais através do nosso programa socioemocional. |
O aluno possui sua própria voz |
Cada pessoa tem uma história única para compartilhar e nós incentivamos que isso seja feito tanto na sala de aula, como com a família e amigos. |
Letramento digital e educação midiática |
Para lidar com o excesso de conteúdos na era digital, faz-se necessário desenvolver habilidades como acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente digital. |
Projeto de Vida (Ensino Médio)
O projeto de vida do Colégio GGE foi desenvolvido em conformidade com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que mudou a estrutura do Ensino Médio. O projeto prevê medidas para estreitar o diálogo entre a escola e o jovem, afim de garantir-lhes mais autonomia e possibilidades de escolhas, e também integração entre as áreas do conhecimento e demandas da formação profissional
1. Estrutura do programa
2. As três dimensões de aprendizagem
Alfabetização Emocional (Educação Infantil)
Na Educação Infantil, o trabalho está, essencialmente, no desenvolvimento das capacidades de compreender, de se expressar e de se adequar, de forma assertiva, às próprias emoções e sentimentos. Já no Ensino Fundamental 1, o foco é ensinar os alunos a reconhecer as emoções, nomeá-las e desenvolver o autocontrole. Por meio de dinâmicas integrativas, as crianças são levadas a identificar como as emoções interferem em seus pensamentos e comportamentos e também no de seus colegas.
Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP)
O Colégio GGE disponibiliza para cada segmento de ensino uma equipe de profissionais de psicologia, responsáveis pelo acompanhamento do desenvolvimento emocional e afetivo, bem como pelo acolhimento coletivo e individual de nossos alunos. O SOEP oferece atendimentos individualizados a pais e professores, bem como desenvolve projetos pedagógicos que auxiliam na formação psicológica e formativa do aluno.
GGE Contra o Bullying
Programa desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica – SOEP, em parceria com as coordenações esportivas e o corpo docente do colégio, que promove ações em sala de aula para orientação, prevenção e combate ao bullying. Dentre as ações, são realizados momentos de leitura, dinâmicas esportivas, reflexão e discussão sobre o assunto, com o objetivo de promover o respeito, a empatia e a convivência pacífica entre os alunos.