Técnicas de aprendizado: 9 dicas para estudar pelo celular!

Para quem não quer estudar, qualquer desculpa serve. Do contrário, também acontece. Alunos dedicados criam estratégias para ajudar no entendimento e fixação do conteúdo, até mesmo com uso do celular para potencializar revisões de assuntos já estudados em sala de aula. Geralmente associado à entretenimento e distração, o aparelho pode ganhar outra conotação de acordo com os objetivos bem definidos e o compromisso do aluno em progredir nos estudos.

Mas uma coisa é fato: tem que ter foco! Então se você é um estudante consciente de que precisa melhorar seus resultados na escola ou almeja a tão sonhada aprovação no vestibular, se liga nessas dicas super simples e tenha conhecimento na palma das mãos.

  • Utilize o Relógio

    Importantes na rotina de estudo, as pausas são necessárias para descansar corpo e preparar a mente para melhor memorização do conteúdo. Defina o tempo de repouso e use o alarme do celular para lembrar quando esse momento chegar ao fim. Tenha períodos regrados de descanso para não perder o ritmo.

    Outra opção bem legal é usar o relógio para cronometrar exercícios e até o treino de Redação. Aprenda a otimizar o tempo para provas do Enem e vestibulares em geral.

  • Use Aplicativos

    Use aplicativos para exercitar o conteúdo já estudado. O Dream Game é uma demonstração de que educação e tecnologia podem, juntas, contribuir bastante no processo ensino-aprendizagem. Criado pelo Colégio GGE, o projeto de gamificação contempla turmas do 7º e 9º ano do Ensino Fundamental 2 e proporciona, além de entretenimento, muito aprendizado.

    Confira aqui um vídeo especial sobre o Dream Game!

    Após baixar o aplicativo, o aluno tem acesso a conteúdos de linguagem, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, competências abordadas em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quanto mais questões acertar e bom comportamento mantiver durante o jogo, mais chances de acumular prêmios. Não é demais?

    Além do Dream Game, a própria plataforma V4 contempla ferramentas digitais como: livros, vídeos, questões comentadas e mais. Treine, treine, treine!

  • Faça Grupos de Estudo

    Lembre-se de que você não precisa estudar sempre sozinho. Para trocar ideias, discutir assuntos pontuais e aprofundar conteúdos, crie grupos de estudo no WhatsApp. Além de mensagens de texto, os participantes podem enviar imagens, vídeos, áudios e até documentos em PDF, com resumos sobre os temas. O Telegram também é outra ferramenta que oferece canais e grupos de estudo para o Enem, por exemplo.

    Reunir um grupo para estudar, através de aplicativos de conversa, é uma excelente forma de levar motivação para todos. Mas atenção! Mais uma vez, o foco é de extrema importância. Uma dica legal é estabelecer regras gerais para partilha de conteúdo.

  • Pratique Simulados e Exercícios

    Teste o nível de conhecimento através da prática de exercícios e simulados. São excelentes para ajudar na identificação dos pontos positivos e daqueles que precisam ser melhorados. Capriche nos conteúdos que não pontuou bem para arrasar no dia da prova.

    Existem várias opções de simulados gratuitos e online na Internet. Escolha aqueles que são relativos às disciplinas ou exames que tem a ver com seu principal objetivo de estudo.

  • Atualize-se

    As redes sociais podem ajudar bastante na hora de ficar atualizado sobre conteúdos do Brasil e do mundo. Atualidades sempre caem em provas, inclusive como temas de Redação. Siga páginas e perfis que trazem esse tipo de conteúdo relevante. Outra dica para ficar ligado no que acontece, é baixar aplicativos de noticiários e assinar alertas para receber notícias recentes. Leve em consideração também a ideia de seguir pensadores contemporâneos e atenção: se necessário, deixe de seguir páginas que lhe distanciam do seu objetivo.

  • Use o Bloco de Notas

    O bloco de notas é uma excelente ferramenta para fazer anotações importantes e classificá-las por temas. Dá para selecionar notas com prioridade, identificá-las por cor e editá-las sempre que desejar. Registre conteúdos a serem estudados, pequenos resumos, palavras-chave que devem ser exploradas em uma pesquisa posterior. A ferramenta ajuda a reforçar o hábito da escrita digital e não depender tanto do papel e caneta na hora de se organizar. Prático, não?

  • Grave Áudios

    Durante a aula, nem sempre dá para apontar falas importantes dos professores. Alguns alunos preferem prestar atenção na explicação e deixam de lado as anotações em tempo real. Uma boa dica para rever o conteúdo depois, enquanto revisa, é utilizar o gravador do seu smartphone para registrar momentos da aula. As faixas de áudio podem ser salvas com o nome da disciplina e a data da aula.

  • Planeje-se com o Calendário

    Outra opção interessante para organizar o estudo é através do Google Agenda. Além de planejar, com antecedência, os dias e assuntos a serem estudados, você pode agendar alertas pelo próprio celular. Gerencie suas tarefas de forma fácil e eficaz.

  • Organize Álbuns de Fotos

    Sabia que o álbum de fotos do seu celular pode virar um ótimo acervo para ampliar o estudo? Crie um álbum para cada disciplina e tire fotos dos slides dos professores, por exemplo. O apelo visual das imagens ajuda bastante na fixação do conteúdo e assim você garante mais uma forma de organizar aqueles insights extras para a revisão do assunto.

Ah! E atenção! Neste caso, o celular funciona como ferramenta de estudo, não de distração. Portanto, desative possíveis interferências que venham a atrapalhar sua concentração. Se for o caso, desinstale, temporariamente, jogos e aplicativos irrelevantes no momento. Mais uma vez, lembre-se que o foco é essencial para que você consiga atingir seus objetivos. Com determinação, os bons resultados vêm e vai ser só alegria!

Dicas bônus: Enquanto utiliza o celular para estudar, opte por um local adequado e mantenha a postura correta para não prejudicar a coluna. Luz adequada também ajuda a não ter problemas futuros com a visão.

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário e também outras sugestões para quem quer estudar pelo celular!

Notícias Relacionadas

2 respostas
  1. Cláudio Chaves says:

    Equipe pedagógica Paissandu, parabéns pelos estímulos constantes aos alunos – nossos filhos!

    As palavras de ordem acima destacas (entre elas: foco, empenho, objetivo, disciplina, repouso, organização, gostar, sonhar) deixam-nos seguros e serenos para a natural jornada de “estudos X aprendizagem X resultados” pertencente o nosso filhote Mateus Alves.

    Obrigado!

    Responder
    • Colégio GGE says:

      Olá, senhor Cláudio! Ficamos felizes pelo seu feedback! Acompanhe nossos canais, pois em breve teremos mais conteúdos! 😀

      Responder

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.