Confira comentários dos professores GGE sobre peculiaridades do SSA3 da UPE

REDAÇÃO E MATEMÁTICA

Coloque bem a cabeça no conteúdo porque estão chegando as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), processo seletivo para a Universidade de Pernambuco (UPE), que se diferencia por seu formato mais tradicional com relação ao que é cobrado no Enem. A gente, então, chamou professores do Colégio GGE para dar orientações sobre a prova da fase 3, o SSA3, aplicado para os concluintes do Ensino Médio.

Primeiramente, a professora Fernanda Nascimento orienta sobre a redação, que exige o mesmo gênero do Enem, o dissertativo-argumentativo, e tem uma cobrança bastante técnica. “No caso do SSA, é obrigatória a presença de título, mas não é obrigatória a apresentação de uma proposta de intervenção. Se o aluno desejar e o tema permitir, ele pode apresentar proposta de intervenção, todavia não é obrigado a fazer isso. A outra possibilidade de encerrar o texto é fazer uma conclusão do tipo síntese, que reforça o ponto de vista defendido ao longo do texto”, ensina Fernanda.

A vantagem da redação da UPE é que os critérios avaliativos são muito claros. Fernanda lembra que o aluno deve desenvolver o tema proposto, deve organizar seu texto na estrutura exigida pelo gênero (título, introdução, desenvolvimento e conclusão), além de utilizar mecanismos de coesão para articular as partes do texto. “É necessário também selecionar e desenvolver bons argumentos”, continua. Por fim, é importante atentar à correção gramatical: segundo lembra a professora do GGE, o SSA destina 40% dos pontos da avaliação para esse critério.

Banner Acervo GGE

Temáticas da redação

Segundo Fernanda Nascimento, os temas da redação do SSA têm perfil diferente do Enem, não seguindo um direcionamento tão claro, por isso acaba sendo mais difícil prever o assunto que será indicado na proposta. “Entretanto, temos visto, nos últimos anos, um perfil de temáticas sociofilosóficas na prova, estimulando a reflexão do candidato sobre questões sociais”, opina.

Matemática

A prova de Matemática do SSA3 também é outro exemplo das peculiaridades do processo seletivo da UPE. Quem explica é o professor Marconi Sousa, que leciona a disciplina no GGE. “Tem um formato completamente diferente”, corrobora.

Em formato de múltipla escolha, a prova de Matemática apresenta perguntas mais diretas e tradicionais, sendo bem específica para o concluinte do Ensino Médio. “É uma prova boa, clara. O aluno que se preparou bem, vai alcançar a aprovação”, assegura Sousa.

Na lista feita pelo professor, os palpites certeiros são de questões sobre conceitos primitivos, como produtos notáveis e fatoração, função, probabilidade, estatística, geometria analítica, trigonometria, geometria básica e juros.

Fonte: NE10 ENEM

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.