No mês de agosto, as turminhas do Ensino Fundamental 1 participaram de uma ação realizada pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP), nas unidade Benfica, Boa Viagem e Caruaru, para alertar as crianças sobre os perigos da internet e das redes sociais.

A iniciativa aconteceu como forma de prevenção diante do crescimento de casos relacionados a jogos que colocam em risco a própria vida das crianças e jovens que participam, a exemplo da “Baleia Azul” e mais recentemente da “Boneca Momo”. Nesse sentido, o SOEP alerta sobre a importância da escola e da família trabalharem juntas para se tornarem fontes de referência para os alunos, na conscientização sobre os benefícios e malefícios da era digital. Além disso, é importante criar um diálogo com as crianças e sempre monitorar o acesso delas à tecnologia, para que aconteça de forma mais segura.

Através da parceria escola-família, podemos minimizar os riscos físicos e emocionais intrínsecos à falta de limite no uso da internet. A partir disso, trazemos para a Família GGE algumas orientações que podem ser úteis para a prevenção de riscos virtuais dentro de casa:

· Não deve haver segredos na relação entre pais e filhos

· Um adulto deve acompanhar as conversas online, com o objetivo de ensiná-lo a ter discernimento e evitar perigos e não de vigiá-lo

· Utilize programas que restringem sites inapropriados conforme a idade da criança, no próprio sistema operacional do computador, celular ou tablets há recursos e aplicativos gratuitos que podem ajudar

· Solicite que acesso à internet ocorra em um local visível (sem fechar a porta do quarto, por exemplo)

· Estabeleça quais sites seu filho pode acessar e quais não pode

· Combine os horários de acesso

· Oriente-o para os riscos de compartilhar fotos, dados pessoais e conversas com estranhos.

A equipe do SOEP continuará disponível e trabalhando sempre de forma preventiva, com estratégias para ampliar a proteção dos alunos, para que eles continuem se desenvolvendo de forma saudável e segura.

Confira a seguir fotos do Fundamental 1 na ação do SOEP sobre Segurança na Internet:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.