Reensino: Projeto auxilia alunos na fixação do conteúdo em final de semestre

Materiais didáticos especiais auxiliam estudantes que não alcançaram os indicadores de desempenho

O final do período letivo representa a chegada das férias para vários estudantes. É o momento de descansar e se preparar para os desafios do segundo semestre. Mas, para uma boa parcela dos alunos, a espera pelas férias será mais longa pela necessidade de recuperação escolar, o que pode deixá-los desanimados e apreensivos, dificultando o processo de recuperação. Pensando nisso, o Colégio GGE está desenvolvendo um projeto com o objetivo de retomar conteúdos importantes do semestre para que os estudantes do Ensino Fundamental 1 fixem de maneira mais eficaz e duradoura.

A coordenadora pedagógica, Alice Vila Nova, explica como funciona o Reensino.

“É um momento onde os professores criam maneiras lúdicas para desenvolver aprendizagens mais significativas, através de materiais didáticos especiais. Essas aulas também se fazem essenciais aos alunos que não conseguiram alcançar os indicadores de desempenho do semestre e precisam passar pelo processo de recuperação semestral”, afirma.

Embora seja comum atribuir a recuperação a algo ruim no processo escolar, é importante que, tanto os alunos como os pais saibam que a recuperação faz parte do processo, sendo uma oportunidade de refazer uma avaliação, com o intuito do aluno ter um novo contato com o conteúdo que já foi visto, que pode ter sido estudado num momento de ansiedade ou falta de atenção.

É nesse processo que os professores também ficam mais próximos dos estudantes, passando não apenas informações importantes para que a recuperação escolar seja bem sucedida, mas, também, dando suporte emocional. “É durante esse projeto que os professores se aproximam ainda mais dos alunos para identificar suas dificuldades e realizar o resgate dos conteúdos de forma ainda mais assertiva e individualizada”, finaliza a coordenadora pedagógica.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.