Readaptação: Como se preparar para a rotina da volta às aulas?

Adaptação na volta às aulas pode ser cheia de desafios

O período de férias é o mais esperado pelos alunos, aliás, nada como um período de descanso após um semestre de grande dedicação às provas, trabalhos e aulas. Com a chegada da volta às aulas, é comum que surjam desafios no retorno, como a readaptação à rotina de estudos e o cumprimento do calendário proposto pela escola, além da dificuldade em se reconectar com o ambiente escolar novamente. Durante esse período de férias, muitos alunos acabam adotando uma rotina privativa com pouco convívio externo, com isso, no retorno às aulas eles podem sentir uma enorme dificuldade de ressocialização. Desse modo, é necessário que os pais e as mães fiquem atentos aos métodos que ajudam a amenizar os impactos da mudança de rotina.

A primeira semana de volta às aulas é fundamental para os estudantes, é neste momento que as crianças, adolescentes e jovens enfrentam os principais desafios do retorno e  conseguem se reconectar com o ambiente escolar, amigos e professores.

É normal se sentir desorientado e indisposto no retorno, lidar com os desafios da volta às aulas pode ser difícil, e , por isso, nós sempre orientamos para que os pais e mães incentivem os filhos a fazer a transição de rotina gradualmente. Por exemplo, conversar sobre a volta às aulas, incentivar a organizar o material escolar, tentar ter uma rotina de sono regular, ou seja, ir dormir mais cedo e acordar mais cedo” ressalta a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 1 do Colégio GGE, Nájara Tavares.

Um dos grandes desafios do retorno é a falta de interesse dos alunos durante as aulas. Depois de um período apenas descansando, se interessar pelos conteúdos pode ser difícil, mas não impossível.

“A conversa entre pai e aluno é essencial nesse momento, porque através do diálogo os pais e mães podem estimular a curiosidade do aluno pelos conteúdos que serão trabalhados no novo semestre. Dentro de sala de aula esse estímulo também acontece, principalmente através de atividades e equipamentos que geram interesse no estudante, estimulando a participação em atividades e ampliando o interesse deles pelos conteúdos”, explica.

Para superar os desafios da retomada das aulas, e ter um novo semestre cheio de novidades e conquistas diárias, a Coordenadora Nájara Tavares separou dicas importantes. As dicas valem para o ano todo, tanto para os pais, quanto para professores e podem ajudar os alunos a assumirem responsabilidade pela sua rotina escolar, transformando-os em protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.

  • É importante que os pequenos se sintam incentivados pelos pais e professores ao chegar na escola, portanto, boas conversas fazem toda a diferença;
  • A organização do material escolar da criança é indispensável;
  • Estipular horários é essencial para a rotina saudável da criança. Um bom hábito ajuda a manter boas energias e se concentrar mais nos estudos;
  • Apoiar um bom convívio social dos filhos com outros alunos dentro e fora da escola é fundamental;
  • Praticar a responsabilidade com as crianças, ensinando que as obrigações sempre vêm antes da diversão;
  • Crie um planejamento de estudos ou de rotina junto com os pequenos;
  • Manter uma boa relação com a escola, procurando reforçar os conteúdos dados em sala de aula.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.