Quando iniciar a educação financeira para crianças?

Sabemos que gestão financeira é fundamental na vida adulta, seja ela para o mundo corporativo, como também para organizar as finanças pessoais. Sabemos também que quanto mais cedo aprendemos a administrar nosso dinheiro, mais proveito tiramos dele. Mas, como avaliar em que idade podemos inserir as crianças nesse contexto e de que maneira podemos fazer isso?

Aos três anos a criança já tem uma noção do que é comprar e de como o dinheiro é utilizado. Então, dos 3 aos 6 anos, os pais podem usar os cofrinhos, pois nessa fase as crianças necessitam de estímulo visual e ver a quantidade de moedas, o peso do cofre, o barulho. Tudo isso faz com que elas tomem gosto pela atividade de poupar. A partir dos 7 anos, a mesada já pode ser introduzida e é importante que os pais orientem seu uso e atribuam obrigações ao seu ganho como obediência, organização do próprio quarto, boas notas na escola. Além disso, a criança também pode ser remunerada por pequenos trabalhos domésticos que estejam dentro das suas possibilidades, pois estimula a noção de esforço e recompensa”, explica Anabelle Veloso, gestora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do Colégio GGE.

Para ajudar ainda mais nesse processo de aprendizagem, o Colégio GGE conta com a disciplina Educação financeira no Ensino Fundamental 2, que tem por objetivo colocar os alunos em contato com alguns termos que não são comuns no dia a dia deles, como investimentos, juros, poupança. “Essa disciplina trata de aspectos básicos, como o histórico e os tipos de moeda, os conceitos de compra, venda, troca. Além de apresentar ao aluno as diversas ferramentas financeiras como juros, poupança, investimentos de baixo e alto risco, ações, e nesse contexto também, propor projetos e desafios, como o quanto ele consegue poupar ao longo de um mês. Ou ainda, a montar um plano de ação para conseguir o seu primeiro milhão”. Pontuou Tayguara Velozo, Gestor pedagógico do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio GGE.

2 respostas
  1. Rosimery says:

    Acho extremamente estimulante esse aprendizado que deixará a todos orgulhosos de suas conquistas. Estou muito ansiosos que começar essas aulas pra poder incentivar ainda mais minha filha.

    Responder
    • Colégio GGE says:

      Olá, Rosimery! Tudo bem? Ficamos felizes por ter gostado do nosso conteúdo! Temos certeza que a sua filha vai adorar essas aulas! Continue a nos acompanhar, pois sempre temos novidades! Obrigado pelo contato!

      Responder

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.