Projeto escolar busca transformar alunos de hoje em grandes líderes do amanhã

Os alunos aprendem a gerenciar conflitos, ouvir as dores da turma, criar soluções, desenvolver a empatia, entre outras qualificações importantes para ser um bom líder

Ao pensar em liderança, logo vem à cabeça homens e mulheres com roupas elegantes, rodeado por assistentes, ou seja, alguém que se destacou na sua vida profissional. Porém, essas imagens já não mais representam a liderança do mundo contemporâneo, e ainda menos, a do futuro. Um líder hoje é reconhecido pelas suas características pessoais positivas, que motiva aqueles que o rodeiam, inspiram pessoas e prepara novos líderes. O principal aspecto a ser destacado nos líderes atuais é o ser e não o ter.

Mas, como se destacar e transformar suas habilidades para se tornar um bom líder? A resposta está na escola, uma vez que, para serem reconhecidos como bons líderes, é preciso aprimorar algumas características desde cedo. E por isso o colégio GGE criou o Projeto Semear.

“O papel fundamental do Projeto Semear é promover a comunicação interpessoal entre os grupos de aluno. Cada turma tem seu representante, e este membro vai apresentar as solicitações dos alunos às psicólogas do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP), onde, junto com estes alunos líderes, vão buscar ações para executar, dentro da realidade de cada turma. Desta forma, estes alunos, vão poder aprender a gerenciar conflitos, ouvir as dores da turma, criar soluções, desenvolver a empatia, entre outras qualificações importantes para ser um bom líder”, explicou a psicóloga do GGE, Liliane Nascimento.

Assim como este projeto, o colégio GGE vem realizando programas socioemocionais, visando promover o exercício de uma infinidade de habilidades necessárias para a liderança do futuro, tais como a escuta ativa, a alternância de papéis, aprender a se colocar no lugar do outro, resiliência, autonomia, tolerância e estabelecer laços de confiança, entre tantas outras. Estas habilidades são muito importantes para preparar os estudantes, não só para serem bons líderes, mas para o âmbito social, cultural, político e econômico de nosso país.

“Através do projeto, podemos identificar alguns pontos importantes de cada um dos membros para também trabalhar e desenvolver da melhor forma, pois sendo integrante do Grupo Semear, ele precisa ter foco na solução e não no problema, entender as diretrizes do colégio e trabalhar ações dentro dessas diretrizes, como também ter paciência para lidar com situações que ele não poderá resolver. A importância deste projeto não é apenas de formar bons líderes, mas agregar valores para vida”, concluiu a psicóloga.

Estas características, quando trabalhada em toda jornada escolar, vai permitir às novas gerações um ambiente profissional bem mais satisfatório, com estruturas organizacionais ágeis e inovadoras, com relações de trabalho e de liderança colaborativas e vinculadas a propósitos em comum, transformando o mundo do futuro em um lugar mais justo, equitativo, social e ambientalmente sustentável.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.