Plantão Pedagógico fortalece elo entre família e escola

Uma oportunidade de mostrar aos pais que o processo avaliativo vai bem mais além que uma nota na prova

Quanto mais as famílias se envolvem com a educação dos filhos e participam ativamente da vida escolar, melhores são os resultados de aprendizagem dos alunos. Isso porque eles se sentem mais amados e apoiados quando os pais participam de suas vidas.

Colégio GGE realiza, durante o período das avaliações, o plantão pedagógico, que oferece atendimento individualizado proporcionando à família um diálogo personalizado sobre o comportamento do seu filho e rendimento escolar, incluindo também uma análise do corpo docente e da equipe pedagógica.

“O plantão pedagógico é uma oportunidade de mostrar aos pais que o processo avaliativo é bem mais que uma nota. Para os que estão na escola, normalmente, a nota é um reflexo do desempenho do aluno ao longo daquele período, seja participando das aulas, seja com relação ao aprendizado e até aos estudos em casa. Apesar da pontuação ser um parâmetro, os pais que não estão dentro da escola, muitas vezes não conseguem acompanhar o todo e a nota se torna algo subjetivo. Com o plantão pedagógico, conseguimos fazer com que o pai possa entender nosso ponto de vista em relação ao aluno como um todo. É uma grande oportunidade da escola e da família trocarem informações em busca do melhor para o estudante”, explicou Anabelle Velozo, gestora do Colégio GGE.

O plantão pedagógico é realizado ao término de cada unidade, onde os professores se organizam para receber os pais dos alunos. Neste momento, os estudantes não estão em aula e os professores podem ficar dedicados aos familiares. Os pais e responsáveis são atendidos individualmente e passam a ter conhecimento, na visão dos professores, sobre a vida escolar do filho. Também é o momento ideal para repassar informações sobre o que acontece na rotina de casa e, assim, colaborar ainda mais com o desenvolvimento escolar da criança ou do adolescente.

“Nós, do Colégio GGE, acreditamos que a relação escola e família deve ser sempre contínua. Não existe a possibilidade de um bom desempenho escolar do aluno se não houver a confiança e a parceria da família com a escola. Quando os pais escolhem uma escola para os seus filhos, eles também estão confiando nos princípios e nos valores que serão repassados. Sendo assim, todo plantão pedagógico é uma oportunidade de fortalecimento desses elos”, enfatiza a gestora.

Os pais ficam bastante satisfeitos com essa proposta, pois com a vida corrida e com muitos afazeres ao longo do dia, às vezes fica difícil acompanhar o desempenho do filho diariamente dentro de casa.

“É muito importante o contato dos pais com os professores, pois eles estão o tempo todo, durante o período escolar, com nossos filhos. Esta troca de informações ajuda, inclusive a perceber alguns pontos que o filho pode não demonstrar em casa. Eu não deixo de participar de todos estes encontros, porque é uma oportunidade de conhecer mais um pouco o filho e também sobre a escola que escolhemos para traçar seu futuro”, concluiu Andrea Fabri, mãe do Guilherme e do Felipe, ambos alunos GGE.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.