Plano de estudos: o segredo para atingir a sua meta

Quem deseja alcançar grandes objetivos precisa, antes de tudo, definir bem quais são suas metas. O sucesso em conquistas pessoais, profissionais e acadêmicas depende muito de organização e de investimento do profissional ou estudante. Por isso, tenha certeza: nada vai cair no seu colo de mão beijada, seu esforço será decisivo para que você alcance tudo o que deseja.

No caso dos jovens, que ainda estão na escola, conseguir boas notas ou ser aprovado no Enem para o curso dos sonhos são os objetivos mais frequentes. Se você está passando por esta situação, ou seu filho, ou mesmo qualquer adolescente que você conheça e deseje auxiliar, separamos algumas orientações fundamentais na hora de montar o plano de estudos ideal.

São dicas que vão além da criação do cronograma de estudos, tarefas e leituras, contemplando também a importância da alimentação saudável e do controle do estresse, por exemplo. Confira!

Preparar o ambiente de estudos, estudar em diferentes horários, não deixar de lado atividades básicas do dia a dia, o tempo para o lazer, a prática de atividades físicas e o cuidado com a alimentação também não devem ser esquecidos
  • PRIMEIRO PASSO:

    Preparar o ambiente de estudos, definindo qual o melhor lugar e horário para se dedicar aos livros, por exemplo.

  • SEGUNDO PASSO:

    Estudar em diferentes horários e, a partir daí, identificar em qual deles tem mais concentração e energia. Não existe uma regra universal, cada pessoa deve encontrar a forma que mais se adapta a seu perfil e necessidades.

  • TERCEIRO PASSO:

    Não deixar de lado atividades básicas do dia a dia, como o tempo reservado para o descanso. É ideal fazer uma pausa de dez minutos a cada hora de estudo. Isso ajuda a absorver melhor o conteúdo.

  • QUARTO PASSO:

    O tempo para o lazer, a prática de atividades físicas e o cuidado com a alimentação também não devem ser esquecidos. Alimentos gordurosos e em grandes quantidades devem ser evitados, assim como não é recomendado pular as refeições. Uma dieta balanceada ajuda não só a ter mais disposição na hora de estudar, mas contribui para que corpo e mente funcionem em harmonia.

Então. Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o assunto? No link a seguir é possível se cadastrar para acessar uma e-book especial desenvolvido pelo Colégio GGE, com orientações sobre como preparar o melhor plano de estudos para você. O material oferece ainda dicas de aplicativos para celulares e tablets, que podem auxiliá-lo a ter a organização a um clique.

Confira o material, organize seu plano de estudos e mãos à obra! O seu futuro está em suas mãos. Ou melhor, em seus livros, na sua concentração, disciplina e esforço. Boa sorte!

Fonte: Vestibular NE10

2 respostas
  1. Almir says:

    Excelente trabalho. Como sugestão cada docente deveria despertar o interesse do discente em aprender e o porquê de estudar o conteúdo, contextualizando com o mundo real.

    Responder
    • Colégio GGE says:

      Olá, Almi! Tudo bem? Agradecemos pelo reconhecimento. Sua sugestão foi enviada para o setor responsável. Obrigado pelo contato!

      Responder

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.