Confira a seguir todo o conteúdo do Programa de Assistência Pedagógica GGE já disponível para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2:

QUÍMICA

Assunto: Substâncias químicas (2º capítulo)

Em termos gerais, Química é a Ciência que estuda a matéria e suas transformações. Antes de estudar sobre qualquer material, é necessário conhecer sua composição; sua for uma substância, é preciso classifica-la em simples ou composta; ou, caso se trate de um sistema, é preciso saber se é um sistema puro ou uma mistura. É a partir desses dados que podemos compreender melhor suas propriedades, de determinar os procedimentos mais adequados de análise, bem como prever as possíveis interações com outas substâncias.

Por exemplo, o sal de cozinha, para a maioria das pessoas, é apenas uma substância usada para salgar os alimentos. No entanto, quimicamente falando, ele é muito mais que isso: é um sal inorgânico, representado pela forma NaCl, composto dos elementos sódio e cloro, sólido à temperatura ambiente, que representa estrutura cristalina e é solúvel em água. Percebe que, em poucas linhas, sua visão sobre o sal já mudou, apenas pelo fato de conhecer um pouco mais sobre essa substância.

Então, o foco deste capítulo será o estudo das substâncias químicas, os tipos de misturas e os métodos de separação.

Material de apoio pedagógico

Confira a seguir as videoaulas do professor Artur Mota. Nos vídeos, Artur aborda os 4 tópicos do 2º capítulo do livro de Químic, parte da coleção Basis do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!

  • Basis do 9º ano | Tipos de substâncias químicas (Química – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Basis do 9º ano | Misturas – parte 1 (Química – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Basis do 9º ano | Misturas – parte 2 (Química – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Basis do 9º ano | Métodos de separação – parte 1 (Química – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Basis do 9º ano | Métodos de separação – parte 2 (Química – Cap. 2 – Tópico 4)

MATEMÁTICA

Assunto: Comensurabilidade de segmentos e os números reais (2º capítulo)

Inicialmente, conversaremos sobre grandezas, definindo também algumas razões entre grandezas de mesma natureza e de naturezas distintas que são frequentes em nosso cotidiano. Em seguida, estudaremos grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais. Para finalizar, veremos os conceitos de segmentos comensuráveis e incomensuráveis, que nos levarão ao conjunto dos números reais.

Material de apoio pedagógico

Confira a seguir as videoaulas dos professores de matemática do GGE, Daniel Magalhães e André Maranhão. Nos vídeos, Daniel aborda os 4 tópicos do 2º capítulo do livro de Matemática 1, parte da coleção Basis do Sistema GGE de Ensino. Já André sugere os exercícios para os estudantes colocarem em prática tudo que aprenderam. Aperte o play e confira!

  • Basis do 9º ano | Razão entre grandezas de mesma natureza e distintas (Matemática 1 – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Basis do 9º ano | Grandezas diretamente e inversamente proporcionais (Matemática 1 – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Basis do 9º ano | Segmentos comensuráveis e segmentos incomensuráveis (Matemática 1 – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Basis do 9º ano | Números reais (Matemática 1 – Cap. 2 – Tópico 4)

  • Basis do 9º ano | Vamos exercitar (Matemática 1 – Cap. 2)

GEOGRAFIA

Assunto: Globalização – integrações internacionais

Neste capítulo abordamos o tema globalização e o surgimento de importantes organizações internacionais. Identificaremos recentes informações sofridas pelo sistema capitalista, que visam ampliar a atuação de grandes corporações econômicas (transacionais), objetivando regulamentar as relações comerciais entre países e blocos econômicos. Trataremos também de algumas mudanças no cenários geopolítico, geradas por divergências étnico-religiosas que vêm motivando a eclosão de conflitos e convulsões sociais, especialmente em algumas regiões do mundo, como, por exemplo, na África, no Oriente Médio e até mesmo na Europa.

Este capítulo aborda ainda, o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) na geopolítica mundial, a ação do Brasil junto ao conselho de segurança das Nações Unidas e as forças de paz e a sua atuação em relação às questões do meio ambiente. Além disso, colocaremos em discussão a sociedade de consumo e um modelo de desenvolvimento social calcado na elevada exploração de recursos naturais.

Trataremos também das integrações globais e dos blocos econômicos, quais as integrações surgem, quais deixam de existir e como isso será importante para o fluxo de informação e comercialização para o comércio mundial.  

Material de apoio pedagógico 

Os professores de geografia Everton Barbosa e Hedymur França prepararam uma série especial podcasts para o 9º ano do Ensino Fundamental 2, que fala sobre a Globalização. Aperte o play e confira!

  • Basis do 9º ano | Os arranjos Socioeconômicos e as Organizações Internacionais (Geografia – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Basis do 9º ano | A ONU e as principais organizações internacionais (Geografia – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Basis do 9º ano | A atuação da ONU em prol da paz e do meio ambiente (Geografia – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Basis do 9º ano | Integrações globais – os blocos econômicos (Geografia – Cap. 2 – Tópico 4)

PORTUGUÊS

Assunto: Projeto de Incentivo à leitura

As professoras Claudia Pelozzo (6º ano), Samara Falcão (7º ano), Sheila Barros (8º ano) e Roberta Leal (9º ano) prepararam um podcast especial falando sobre os livros paradidáticos escolhidos para o projeto de Incentivo à Leitura do Ensino Fundamental 2

A iniciativa ressalta a importância da leitura para além do processo de aprendizagem. O objetivo é tratar o tema como fundamental para o desenvolvimento crítico e a formação integral dos alunos como adultos proativos e engajados na sociedade. Os estudantes irão vivenciar esses conceitos na prática através da leitura de uma série de paradidáticos escolhidos pelo corpo docente e equipe pedagógica do GGE.

Confira a íntegra do podcast, que incentiva os alunos a colocarem a leitura em dia:

DREAM GAME

Aproveite para acessar o Dream Game GGE!

Com nome escolhido em alusão à missão da escola de ajudar os alunos a realizarem seus sonhos, o Dream Game é também uma plataforma através do qual os estudantes fortalecem valores, recebem recompensas por bom comportamento e são estimulados a serem competitivos de forma saudável.

“Meu desafio era trazer uma inovação tecnológica que contemplasse os principais valores da vida escolar: estudo e comportamento. A partir daí, desenvolvi a lógica, os critérios, algoritmos e ícones e, em parceria com um programador, conseguimos finalizar o produto”, explica Herbetes.

Após baixar o aplicativo, o aluno tem acesso a conteúdos de linguagem, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, competências abordadas em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A cada resposta correta, o jogador ganha uma moeda chamada braincoin. Já as heartcoins são concedidas pelos professores e equipe pedagógica pelo bom comportamento em sala de aula. Pelo aplicativo, o aluno consegue acompanhar, em tempo real, como está seu desempenho.

Uma vez acumuladas, as moedas podem ser trocadas, através de uma loja virtual disponível no aplicativo do Dream Game, por diversos brindes reais, como bicicleta, aparelhos eletrônicos, lanches, fardamentos, ingressos para cinema, materiais esportivos, livros e até por pontuação extra em algumas disciplinas.

Confira a seguir uma mensagem da Marta Ricarte, nossa coordenadora pedagógica dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 2:

Aproveite e conheça mais sobre a loja virtual do Dream Game no vídeo a seguir:

SISTEMA GGE DE ENSINO

Como lidar com o medo e a ansiedade em meio à pandemia do Covid-19?

É sobre esse assunto que falamos nesta edição do podcast do Sistema GGE de Ensino. A nossa equipe conversou com a psicóloga, mestra em Gestão de Pessoas e professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Michelle Diniz. Uma conversa leve sobre como estar na vida – o que inclui os momentos mais delicados – com mais equilíbrio, para o corpo e para a mente.

Como manter a saúde mental em dia se estou trancado em casa? O que fazer com as crianças em período de quarentena? Quais valores e sentimentos devem nortear nossas vidas em uma fase de incertezas e recolhimento? Em tempos de isolamento social motivado pela pandemia de Coronavírus, o podcast do Sistema GGE de Ensino conversa com o professor e pesquisador sobre saúde emocional Hugo Monteiro Ferreira.

É hora de refletir e colocar em prática ações que contribuam para o bem-estar coletivo!

GUIAS DE ESTUDOS

Confira a seguir os Guias de Estudos que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2 podem utilizar em casa: