Confira a seguir todo o conteúdo do Programa de Assistência Pedagógica GGE já disponível para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental 2:

BIOLOGIA

Assunto: Estudo dos sistemas – digestório e respiratório (Capítulo 2)

Neste capítulo, vamos estudar os sistemas digestório e respiratório. Antes, porém, vamos conhecer os componentes químicos dos alimentos e as funções da nutrição. Para isso, estudaremos inicialmente as substâncias que compõem os alimentos, as mais simples (águas e minerais) e as mais complexas (carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas).

Logo após, vamos ver as funções da nutrição, que retira do alimento a matéria-prima para o pleno desenvolvimento do nosso corpo.

Por fim, vamos conhecer o sistema digestório, responsável pela quebra de moléculas maiores em moléculas menores e absorvíveis; e o sistema respiratório, que permite a entrada de gás oxigênio no nosso organismo e a retirada de gás carbônico do nosso corpo.

Material de apoio pedagógico

O professor de Biologia, Tiago Melo, preparou duas videoaulas para o 8º ano do Ensino Fundamental 2. Confira a seguir o conteúdo que aborda o 2º capítulo do livro de Biologia, da coleção Basis do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play!

  • Basis do 8º ano | Sistema digestório (Biologia – Cap. 2 – parte 01)

  • Basis do 8º ano | Sistema respiratório (Biologia – Cap. 2 – parte 02)

FÍSICA

Assunto: Cinemática escalar (Capítulo 2)

Após a introdução dos conceitos básicos de cinemática, vamos aprofundar nossos estudos. Conheceremos novas grandezas e conceitos que serão importantes ferramentas para descrevermos melhor os movimentos.

A aceleração é uma grandeza essencial na descrição de vários movimentos, já que, muitas vezes, objetos em movimento aceleram ou desaceleram (freiam). Aprenderemos o significado físico da aceleração, suas unidades e como calculá-la.

Estabelecidas as ideias de velocidade e aceleração, seremos capazes de classificar movimentos. Essa classificação permitirá que nosso estudo prossiga de maneira mais precisa e organizada.

O movimento uniforme e o movimento uniformemente variado são dois tipos de movimentos que vamos estudar de modo mais detalhado. A análise desses movimentos nos permitirá aprimorar nossas descrições e nos ajudará a compreendê-los melhor.

Material de apoio pedagógico

O professor de Física, Tiago Melo, preparou uma série especial de videoaulas para o 8º ano do Ensino Fundamental 2. Confira a seguir o conteúdo que aborda o 2º capítulo do livro de Física, da coleção Basis do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play!

  • Basis do 8º ano | Aceleração (Física – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Basis do 8º ano | Classificação dos movimentos (Física – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Basis do 8º ano | Movimento Retilíneo Uniforme – MRU (Física – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Basis do 8º ano | Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – MRUV (Física – Cap. 2 – Tópico 4)

  • Basis do 8º ano | Conteúdo extra (Física – Cap. 2)

GEOGRAFIA

Assunto: O ser humano no espaço mundial (Capítulo 2)

Você já viajou para outro país? Já viu imagens no jornal, revistas ou páginas na internet de pessoas que vivem em países diferentes? Em algumas dessas experiências, já se perguntou como o ser humano ocupou essas áreas ou como nos deslocamos ao ponto de existirem seres humanos vivendo em todos os continentes do planeta?

Neste capítulo, você vai investigar o que motivou o ser humano a ocupar quase todas as regiões da Terra. Você também vai conhecer os processos de transformação gerados pelas atividades humanas e pelas tentativas de ajustar o espaço às necessidades das sociedades.

Por fim, irá conhecer algumas teorias que tentam explicar os principais movimentos migratórios. Elas englobam o surgimento das sociedades e sistemas econômicos e de produção, bem como analisam as consequências desses sistemas e os problemas decorrentes do crescimento da população mundial.

Material de apoio pedagógico

Os professores Everton Barbosa e Hedymur França prepararam uma série especial de podcasts para o 8º ano do Ensino Fundamental 2. Confira a seguir o conteúdo que aborda o 2º capítulo do livro geografia, da coleção Basis do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!   

  • Basis do 8º ano | Distribuição da população mundial (Geografia – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Basis do 8º ano | O estabelecimento das sociedades e os seus movimentos (Geografia – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Basis do 8º ano | Relações socioeconômicas internacionais (Geografia – Cap. 2 – Tópico 3)

HISTÓRIA

Assunto: Revolução e contestação: da invenção das máquinas à Comuna de Paris

Em meio a tanta instabilidade política e social, no fim do século XVII, um processo de transformação se iniciou na Inglaterra e trouxe grandes impactos em todo o mundo. Esse fenômeno ficou conhecido como Revolução Industrial, e, segundo muitos historiadores, também pode ser considerado uma revolução burguesa, pois beneficiou o envolvimento do capitalismo e o crescimento da burguesia.

As consequências desse complexo e significativo fenômeno histórico foram profundas e são sentidas até hoje. A sociedade passou a ter de conviver com os avanços trazidos pela tecnologia e a sofrer com os impactos provocados, inicialmente dentro das fábricas e depois invadindo praticamente todas as esferas da vida em sociedade. 

Você já parou para pensar que ainda vivemos a Revolução Industrial? Tal fenômeno teve início, mas não teve um fim. A era da nanotecnologia e das mídias sociais é um desdobramento das transformações do longínquo século XVII.  

Material de apoio pedagógico 

Os professores de história Rebeka Correia e Gerardo Neto prepararam um podcast especial para o 8º ano do Ensino Fundamental 2, que fala sobre a Revolução Industrial. Aperte o play e confira!

PORTUGUÊS

Assunto: Projeto de Incentivo à leitura

As professoras Claudia Pelozzo (6º ano), Samara Falcão (7º ano), Sheila Barros (8º ano) e Roberta Leal (9º ano) prepararam um podcast especial falando sobre os livros paradidáticos escolhidos para o projeto de Incentivo à Leitura do Ensino Fundamental 2

A iniciativa ressalta a importância da leitura para além do processo de aprendizagem. O objetivo é tratar o tema como fundamental para o desenvolvimento crítico e a formação integral dos alunos como adultos proativos e engajados na sociedade. Os estudantes irão vivenciar esses conceitos na prática através da leitura de uma série de paradidáticos escolhidos pelo corpo docente e equipe pedagógica do GGE.

Confira a íntegra do podcast, que incentiva os alunos a colocarem a leitura em dia:

SISTEMA GGE DE ENSINO

Como lidar com o medo e a ansiedade em meio à pandemia do Covid-19?

É sobre esse assunto que falamos nesta edição do podcast do Sistema GGE de Ensino. A nossa equipe conversou com a psicóloga, mestra em Gestão de Pessoas e professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Michelle Diniz. Uma conversa leve sobre como estar na vida – o que inclui os momentos mais delicados – com mais equilíbrio, para o corpo e para a mente.

Como manter a saúde mental em dia se estou trancado em casa? O que fazer com as crianças em período de quarentena? Quais valores e sentimentos devem nortear nossas vidas em uma fase de incertezas e recolhimento? Em tempos de isolamento social motivado pela pandemia de Coronavírus, o podcast do Sistema GGE de Ensino conversa com o professor e pesquisador sobre saúde emocional Hugo Monteiro Ferreira.

É hora de refletir e colocar em prática ações que contribuam para o bem-estar coletivo!

GUIAS DE ESTUDOS

Confira a seguir os Guias de Estudos que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental 2 podem utilizar em casa: