Confira a seguir todo o conteúdo do Programa de Assistência Pedagógica GGE já disponível para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental 2:

MATEMÁTICA

Assunto: Frações – definições e fundamentos (Capítulo 2)

Por volta de 3.000 a.C., um antigo faraó chamado Sesóstris decretou aos egípcios: “[…] reparte-se o solo do Egito às margens do Rio Nilo entre seus habitantes. Se o rio levar qualquer parte do lote de um homem, o faraó mandará funcionários examinarem e determinarem, por medida, a extensão da perda”.

Uma vez ao ano, no período das cheias, o Rio Nilo inundava uma vasta região ao longo de suas margens, pois suas águas subiam muito metros acima do nível normal. Quando o nível voltava ao normal, revelava terras férteis, perfeitas para o cultivo, o que, desde a antiguidade, beneficiava a agricultura do Egito, alavancando estas regiões como os alicerces do grande desenvolvimento da civilização egípcia.

Seguindo as ordens do faraó, quando os funcionários, eles mediam a extensão da perda de terras de cada habitante das margens do rio utilizando cordas de um determinado tamanho. Como nem sempre as medidas tiradas pelas cordas eram inteiras, às vezes se fazia necessário que as cordas fossem divididas em pedações iguais que serviam como complementação da medida. A partir daí, começaram surgir expressões como “uma corda inteira mais metade”, e assim sucessivamente. Situações assim contribuíram para o surgimento do que hoje chamamos de frações.

Neste capítulo, você estudará os tipos de frações, as frações equivalentes e como comparamos duas frações.

Material de apoio pedagógico

O professore Daniel Magalhães preparou uma série de videoaulas para o 6º ano do Ensino Fundamental 2, que abordam o 2º capítulo do livro matemática, da coleção Basis do Sistema GGE de Ensino. Aperto o play e confira!

  • Basis do 6º ano | Os números racionais e as frações (Matemática – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Basis do 6º ano | Operações com números naturais (Matemática – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Basis do 6º ano | Múltiplos divisores de um número natural, números primos e critérios de divisibilidade (Matemática – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Basis do 6º ano | Conceitos de mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum de números naturais (Matemática – Cap. 2 – Tópico 4)

GEOGRAFIA

Assunto: Representação do espaço e localização (Capítulo 2)

Anteriormente vimos que a geografia é uma ciência de grande importância, pois cotidianamente nos auxilia a compreender e interpretar a dinâmica do espaço geográfico. Nessa disciplina, os mapas são de extrema importância, pois são o registro das observações feitas pelo homem a respeito da superfície terrestre.

A observação da paisagem e o registro dos elementos naturais e socioeconômicos podem ser estudados em conjunto ou isoladamente por meio de representações artísticas e técnicas, que compreendem a área de atuação da cartografia, a ciência responsável por criar e produzir mapas e cartas geográficas.

Neste capítulo, iremos mostrar como se deu a evolução da cartografia e qual a sua importância para a construção do mundo contemporâneo. Entenderemos como os mapas são produzidos e identificaremos os principais elementos presentes nas representações cartográficas, como título, escala, convenções, legenda, orientação etc.

Em seguida, falaremos a respeito dos principais meios de localização e orientação utilizados pelo homem. Aprenderemos a diferenciar paralelos de meridianos, cujo traçado permite calcular as coordenadas geográficas (latitudes e longitudes) de qualquer localidade do planeta.

Por fim, destacaremos como foi criado o sistema de fusos horários, quais suas principais características e como ele pode ser utilizado para determinar as diferenças horárias no Brasil e no mundo.

Material de apoio pedagógico

Os professores Everton Barbosa e Hedymur França prepararam uma série especial de podcasts para o 6º ano do Ensino Fundamental 2. Confira a seguir o conteúdo que aborda o 2º capítulo do livro geografia, da coleção Basis do Sistema GGE de Ensino. Aperto o play e confira!

  • Basis do 6º ano | Cartografia e representação do espaço (Geografia – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Basis do 6º ano | O uso dos mapas (Geografia – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Basis do 6º ano | Orientação no espaço geográfico (Geografia – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Basis do 6º ano | Localizando-se no espaço geográfico (Geografia – Cap. 2 – Tópico 4)

PORTUGUÊS

Assunto: O campo artístico-literário (II)

Assim como os contos maravilhosos, as histórias em quadrinhos, ou simplesmente HQ, fazem parte da nossa infância e, muitas vezes, continuam nos acompanhando pela vida adulta. Por meio desse gênero textual, conhecemos vários super-heróis, passeamos por universos fantásticos e também damos risadas. A linguagem não verbal tem destaque especial em sua composição, pois é responsável por complementar o sentido do que está escrito em balões.

Para organizar as histórias de maneira geral, inclusive as que são escritas em quadrinhos, os substantivos cumprem um papel especial, pois formam a classe de palavras que nomeia os seres, objetos, sentimentos, enfim, tudo aquilo que nos cerca. Até o nome dos personagens é classificado como substantivo!

Por ser uma classe de palavra tão importante da língua, trataremos de um assunto importante na hora de escrever palavras corretamente: a relação entre fonema e letra. Você já aprendeu que as pessoas não falam da mesma maneira quando estudou variação linguística. Agora, perceberá que algumas dessas diferenças estão relacionadas às diversas possibilidades de pronúncia de uma palavra, sílaba ou letra, o que pode influenciar a maneira de escrevermos e induzir ao erro. Assim, aprenderemos algumas regras de escrita para não cairmos em armadilhas.

Material de apoio pedagógico

A professora de português Samara Falcão preparou uma série de vídeos para o 6º ano do Ensino Fundamental 2, que fala sobre os 4 tópicos do Capítulo 2 do livro de português, da coleção Basis do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!

  • Basis 6º ano | Conto maravilhoso (Português – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Basis 6º ano | Narrador e tipos de narrador (Português – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Basis 6º ano | Comunicação humana e linguagens (Português – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Basis 6º ano | Variação linguística (Português – Cap. 2 – Tópico 4)

HISTÓRIA

Assunto: Origens da humanidade e da cultura humana 

Uma das questões mais repetidas por praticamente todas as culturas humanas é: de onde viemos? Achados arqueológicos indicam que a humanidade se faz essa pergunta há muito tempo. Achados arqueológicos indicam que a humanidade se faz essa pergunta há muito tempo. Cada sociedade respondeu a essa indagação a seu próprio modo. Isso acontece porque diferentes grupos produzem experiências também diversas, interagem com os meios onde vive e, assim, elaboram também mitologias próprias.

Na sociedade atual, também buscamos explicar nossa origem. No entanto, a observação da natureza feita pela ciência tem como diferencial a utilização do método científico. Vários cientistas se dedicaram e continuam se dedicando a pesquisar e tentar entender como foi possível o surgimento da vida em nosso planeta.

Nessa capítulo, utilizaremos a interdisciplinaridade da história para explicar diversos conceitos que não pertencem somente à História, mas são utilizados também por outras disciplinas, principalmente as ciências naturais.  

Material de apoio pedagógico: 

O professor de história Ático Dantas e Alan bruno, coordenador formativo do GGE, prepararam uma série especial de podcasts para o 6º ano do Ensino Fundamental 2. Confira a seguir o conteúdo que aborda os 4 tópicos do 2º capítulo do livro história, da coleção Basis do Sistema GGE de Ensino.

  • Basis do 6º ano: Alguém já contou essa história (História – Cap. 2 – Tópico 1)

INCENTIVO À LEITURA

Assunto: Projeto de Incentivo à leitura

As professoras Claudia Pelozzo (6º ano), Samara Falcão (7º ano), Sheila Barros (8º ano) e Roberta Leal (9º ano) prepararam um podcast especial falando sobre os livros paradidáticos escolhidos para o projeto de Incentivo à Leitura do Ensino Fundamental 2

A iniciativa ressalta a importância da leitura para além do processo de aprendizagem. O objetivo é tratar o tema como fundamental para o desenvolvimento crítico e a formação integral dos alunos como adultos proativos e engajados na sociedade. Os estudantes irão vivenciar esses conceitos na prática através da leitura de uma série de paradidáticos escolhidos pelo corpo docente e equipe pedagógica do GGE.

Confira a íntegra do podcast, que incentiva os alunos a colocarem a leitura em dia:

SISTEMA GGE DE ENSINO

Como lidar com o medo e a ansiedade em meio à pandemia do Covid-19?

É sobre esse assunto que falamos nesta edição do podcast do Sistema GGE de Ensino. A nossa equipe conversou com a psicóloga, mestra em Gestão de Pessoas e professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Michelle Diniz. Uma conversa leve sobre como estar na vida – o que inclui os momentos mais delicados – com mais equilíbrio, para o corpo e para a mente.

Como manter a saúde mental em dia se estou trancado em casa? O que fazer com as crianças em período de quarentena? Quais valores e sentimentos devem nortear nossas vidas em uma fase de incertezas e recolhimento? Em tempos de isolamento social motivado pela pandemia de Coronavírus, o podcast do Sistema GGE de Ensino conversa com o professor e pesquisador sobre saúde emocional Hugo Monteiro Ferreira.

É hora de refletir e colocar em prática ações que contribuam para o bem-estar coletivo!

GUIAS DE ESTUDOS

Confira a seguir os Guias de Estudos que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental 2 podem utilizar em casa: