Confira a seguir todo o conteúdo do Programa de Assistência Pedagógica GGE já disponível para os alunos do 3º ano do Ensino Médio:

MATEMÁTICA 3

Assunto: Aritmética (parte 2)

Dando continuidade à teoria dos números, neste capítulo estudaremos assuntos de extrema relevância em nosso cotidiano, cobrados nos principais vestibulares do país. No tópico 1, veremos as unidades de medida e suas transformações. Esse assunto é importante não apenas na Matemática, mas também na Química e Física. Na sequência, abordaremos razão e proporção, assuntos dos mais cobrados no Enem. Faremos um estudo bem direcionado e com muitos exercícios.

No tópico 3, veremos as divisões proporcionais e a regra da sociedade, ou seja, como fazer uma divisão mais equilibrada, dependendo da forma como será realizada, se de modo diretamente proporcional, inversamente proporcional ou de ambos os modos. Encerraremos o capítulo estudando os diversos tipos de média, desde os mais simples, como média aritmética simples, passando pelas médias aritmética ponderada, harmônica e geométrica.

Material de apoio pedagógico:

O professor de matemática, Gustavo Duarte, preparou uma série especial de videoaulas para alunos do 3º ano do Ensino Médio, que fala sobre o 2º capítulo do livro de Matemática 3, que faz parte da coleção Mundus do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 3º ano | Unidades de medida (Matemática 3 – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Mundus do 3º ano | Razão e proporção (Matemática 3 – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Mundus do 3º ano | Divisão proporcional (Matemática 3 – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Mundus do 3º ano | Médias (Matemática 3 – Cap. 2 – Tópico 4)

FILOSOFIA

Assunto: A consciência crítica e a filosofia (capítulo 2)

Ao contrário daquilo que se imagina, ser crítico não significa ser “chato” ou não concordar com nada que dizem. Ser crítico é buscar o conhecimento racional das coisas, é investigar de forma lógica e sistemática as questões que pretendemos elucidar. Tem atitude filosófica qualquer um que busca o conhecimento das coisas, que tem interesse pelo saber e se aprofunda nas questões aparentemente superficiais.

Neste capítulo, estudaremos as características da reflexão filosófica e também o que se espera de quem pretende pensar o mundo filosoficamente. Procuraremos esclarecer as relações existentes a consciência crítica e a filosofia e mostrar que o conhecimento surge quando somos capazes de estabelecer nexo entre os termos da nossa reflexão.

Faremos, também, uma introdução ao raciocínio lógico, partindo da lógica aristotélica e avançando por meio de estudo dos princípios da racionalidade e dos tipos de argumentação. Fecharemos o capítulo discutindo as falácias; erros de raciocínio que podem ser intencionais ou não.

Material de apoio pedagógico:

Os professores Roberto Lira (filosofia) e André Pessoa (sociologia) prepararam um podcast especial para o 3º ano do Ensino Médio, que fala sobre a consciência crítica e a filosofia, tema do 2º capítulo do livro de Filosofia, parte da coleção Mundus do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 3º ano | A consciência crítica e a filosofia (Filosofia – Cap. 2)

FÍSICA 1

Assunto: Eletrostática (parte 2)

Ao estudarmos a mecânica, uma das relações mais interessantes e úteis é a conexão entre trabalho mecânico e energia. As equações da energia cinética e potencial de um sistema de um sistema mecânico nos ajudaram a descobrir conexões entre os estados de um sistema em dois instantes distintos.

Agora vamos buscar a conexão entre os estados de um sistema eletrostático e perceberemos que, na eletricidade, também é possível descobrir relações semelhantes, que nos levarão a concluir, por exemplo, que, para aproximar duas partículas eletrizadas com cargas de sinais iguais, devemos realizar trabalho para vencer a repulsão entre elas e, dessa forma, o sistema formado por elas adquire energia potencial elétrica.

Ao inserirmos mais partículas eletrizadas com o mesmo sinal no sistema considerado, será necessário realizar mais trabalho e o sistema armazenará mais energia potencial elétrica. Na prática, os sistemas que armazenam energia são as pilhas secas, os capacitores, entre outros. A maioria desses dispositivos permitem gerar energia elétrica, isto é, um fluxo de cargas elétricas de forma temporária ou permanente.

A energia potencial elétrica se deve a interações eletrostáticas, que se realizam através do campo elétrico. para caracterizar o trabalho realizado pelo campo elétrico sobre cada unidade de carga, estabelece-se o conceito de potencial elétrico, que será discutido neste capítulo.

Material de apoio pedagógico:

O professor de Física, Carlos Japwa, preparou uma série especial de videoaulas para alunos do 3º ano do Ensino Médio, que fala sobre o 2º capítulo do livro de Física 1, que faz parte da coleção Mundus do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 3º ano | Potencial elétrico de uma carga puntiforme (Física 1 – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Mundus do 3º ano | Energia potencial elétrica (Física 1 – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Mundus do 3º ano | Trabalho no campo elétrico (Matemática 3 – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Mundus do 3º ano | Condutores em equilíbrio eletrostático (Física 1 – Cap. 2 – Tópico 4)

ELETROQUÍMICA 2

Assunto: Eletroquímica (capítulo 2)

Neste capítulo, estudaremos as reações de oxidorredução espontâneas (pilhas e baterias) e as não espontâneas (eletrólise). Saberemos como a energia química se converte em eletricidade e como a eletricidade pode ser utilizada para o benefício da natureza e do ser humano. Entenderemos também as diversas aplicações dessa ciência, como na medicina (marcapassos cardíacos), na indústria (produção de semijoias, cromagem de peças) e no nosso cotidiano (desde a utilização do nosso celular até a pintura das grades da nossa residência).

Material de apoio pedagógico:

O professor de química, Rodrigo Melo, preparou uma série especial de videoaulas para alunos do 3º ano do Ensino Médio, que fala sobre o 2º capítulo do livro de Química 2, que faz parte da coleção Mundus do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 3º ano | Nox e reações de óxido-redução (Química 2 – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Mundus do 3º ano | Processos eletroquímicos – pilhas (Química 2 – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Mundus do 3º ano | Eletrólise (Química 2 – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Mundus do 3º ano | Leis de Faraday (Química 2 – Cap. 2 – Tópico 4)

FÍSICA 2

Assunto: Ondulatória (parte 2)

Apesar da grande diversidade de tipos e de fontes de ondas, uma teoria física geral e elegante é capaz de descrever todas elas. A partir de agora, nossa exploração do fenômeno ondulatório abarcará como exemplo ondas sonoras, ondas luminosas e cordas vibrantes. Todavia, nosso objetivo é enfatizar a unidade e a coerência das ideias comuns a todos os tipos de ondas.

Uma investigação do que acontece quando as ondas viajam entre si nos levará às ondas estacionárias, essenciais para compreender o funcionamento tanto de instrumentos musicais quanto de lasers, e o fenômeno da interferência, uma das mais importantes características identificadoras das ondas.

Particularmente surpreendentes são as evidências são as evidências experimentais de que as partículas fundamentais da matéria – os elétrons e os prótons – exibem características de ondas. Descobriremos que a confortável dicotomia onda-partícula, da Física Clássica, com seus modelos distintos de onda e partícula, precisa ser substituída por uma dualidade onda-partícula na qual os elétrons, os átomos e mesmo a própria luz revelam ser estranhos híbridos onda-partícula.

Este rompimento com uma clara distinção entre ondas e partículas questiona a visão de mundo newtoniada. Contudo, ao mesmo tempo, nos fornece a possibilidade de uma compreensão mais rica e profunda da natureza. Como algumas ferramentas para estudo mais apurado estão além do escopo do ensino médio, faremos um estudo apoiado em nossos limites matemáticos.

Material de apoio pedagógico:

O professor de física Wendel Hommel preparou uma série especial de videoaulas para alunos do 3º ano do Ensino Médio, que fala sobre o 2º capítulo do livro de física 2, que faz parte da coleção Mundus do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 3º ano | Ondas reacionárias (Física 2 – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Mundus do 3º ano | Interferência em duas ou três dimensões (Física 2 – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Mundus do 3º ano | Interferência de ondas luminosas (Física 2 – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Mundus do 3º ano | Acústica (Física 2 – Cap. 2 – Tópico 4)

BIOLOGIA 1

Assunto: Biologia celular – parte 1 (2º Capítulo)

A biologia celular, também conhecida como citologia, compreende o estudo da estrutura e das funções da célula, considerada como a unidade morfofuncional dos seres vivos.

Com exceção dos vírus, que são estruturas ainda sob muita discussão quanto à classificação da vida, todos os seres vivos são constituídos por pelo menos uma célula. As células variam muito de acordo com a forma e o tamanho dentro de um mesmo organismo, a depender da localização, e entre organismos de espécies diferentes. Todavia, apresentam uma base estrutural comum, pois possuem envoltório lipoproteico, molécula de DNA como base de controle do metabolismo e ribossomos, responsáveis pela síntese de proteínas.

Este capítulo abordará o estudo das células em sua generalidade, reunindo informações sobre os envoltórios que as revestem, as estruturas citoplasmáticas e o conjunto das principais reações químicas celulares que determinam o metabolismo energético dos diferentes tipos de seres, autótrofos e heterótrofos.

Material de apoio pedagógico 

Confira a seguir as videoaulas do professor de biologia Eraldo Belarmino, sobre o conteúdo do capítulo 2 do livro de Biologia 1 do 3º ano do Ensino Médio, da coleção Mundus do Sistema GGE de EnsinoAperto o play e confira!

  • Mundus do 3º ano | Introdução ao estudo das células (Biologia 1 – Cap. 2 – Tópico 1):

  • Mundus do 3º ano | estudo do citoplasma (Biologia 1 – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Mundus do 3º ano | Bioenergética: metabolismo das reações catabólicas (Biologia 1 – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Mundus do 3º ano | Bioenergética: metabolismo das reações anabólicas (Biologia 1 – Cap. 2 – Tópico 3)

SOCIOLOGIA

Assunto: Direitos e cidadania (2º capítulo)

Neste capítulo, estudaremos a relação existente entre a conquista de direitos, a cidadania e os movimentos sociais. O aluno perceberá que a cidadania, por ser um status adquirido, é construída a partir de lutas sociais; trata-se de uma conquista, e não de algo que é recebido naturalmente, algo dado.

Você será conduzido através da história e verá como os direitos fundamentais do ser humano, entre eles os direitos civis, políticos e sociais, foram conquistados ao fim de séculos de luta e resistência aos regimes opressores.

Você será conduzido ao universo dos grandes pensadores que formulam teorias para o pleno exercício da cidadania. Nesse sentido, será possível identificar os valores que o exercício a cidadania pode proporcionar ao cidadão na transformação do seu cotidiano.

Quanto aos movimento sociais, tão frequentes na história da humanidade, serão estudados os vários tipos existentes e as funções específicas de cada um.

Material de apoio pedagógico: 

Os professores Roberto Lira (filosofia) e André Pessoa (sociologia) prepararam uma série especial de podcasts para o 3º ano do Ensino Médio, que fala sobre os Direitos de Cidadania. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 1º ano | Os Direitos de Cidadania (Sociologia – Cap. 2 – Parte 1)

  • Mundus do 3º ano | Os Direitos de Cidadania (Sociologia – Cap. 2 – Parte 2)

ESPANHOL

Assunto: Argentina, la distinta (Capítulo 2)

“Los brasileños aman odiar a la Argentina, mientras que los argentinos odian amar a Brasil”. La frase que intenta resumir la intrínseca historia de sentimientos mutuos entre los dos lados de la frontera es del académico argentino Pablo Alabarces, de la Univeridad de Buenos Aires (UBA), que relizó con el brasileño Ronaldo Helal (profesor de la Universidad del Estado de Río de Janeiro) un gracioso y profundo debate sobre esa relación del fútbol ‘sui generis’ , que cuenta com más mitos que hechos. La Argentina, para nosotros y para el mundo hispanohablante es realmente intrigante y distinta.

¿Por qué sér este adjetivo atribuido a la Argentina? En este capítulo el estudiante tendrá la oportunidad de entender el motivo real, mediante lectura sobre el país de Gardel, Evita, Maradona, Mesi y el Papa Francisco. “caminando” por sus valores históricos, sociales, geográficos y modo  más especial, por lo cultural. Tencdrá acceso, aún, a las reglas y posterior uso de los acentos en español. Conocerá el motivo y funcionamiento de los términos que se reducen: las famosas apóscopes. Además será contemplado, aquí, el vocabulario de profesiones u ocupaciones en lengua castellana.

Material de apoio pedagógico:

O professor de espanhol Rogério Machado preparou um podcast especial para alunos do 3º ano do Ensino Médio, que fala sobre o 2º capítulo do livro de espanhol, que faz parte da coleção Mundus do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 3º ano | Argentina, la distinta (Espanhol – Cap. 2):

SISTEMA GGE DE ENSINO

Como lidar com o medo e a ansiedade em meio à pandemia do Covid-19?

É sobre esse assunto que falamos nesta edição do podcast do Sistema GGE de Ensino. A nossa equipe conversou com a psicóloga, mestra em Gestão de Pessoas e professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Michelle Diniz. Uma conversa leve sobre como estar na vida – o que inclui os momentos mais delicados – com mais equilíbrio, para o corpo e para a mente.

Como manter a saúde mental em dia se estou trancado em casa? O que fazer com as crianças em período de quarentena? Quais valores e sentimentos devem nortear nossas vidas em uma fase de incertezas e recolhimento? Em tempos de isolamento social motivado pela pandemia de Coronavírus, o podcast do Sistema GGE de Ensino conversa com o professor e pesquisador sobre saúde emocional Hugo Monteiro Ferreira.

É hora de refletir e colocar em prática ações que contribuam para o bem-estar coletivo!

GUIAS DE ESTUDOS

Confira a seguir os Guias de Estudos que os alunos do 3º ano do Ensino Médio podem utilizar em casa: