Confira a seguir todo o conteúdo do Programa de Assistência Pedagógica GGE já disponível para os alunos do 2º ano do Ensino Médio:

QUÍMICA 1

Assunto: Compostos de carbono (parte 2)

Os compostos orgânicos apresentam um conjunto de características que nos permitem classificá-los em grupos. Cada grupo de moléculas com propriedades químicas semelhantes é chamado de grupo funcional ou função química.

Neste capítulo, estudaremos separadamente cada grupo funcional orgânico, suas diferentes classificações e propriedades físicas. A partir do conhecimento da polaridade das ligações e das moléculas orgânicas, entenderemos características físicas das substâncias, como solubilidade, temperaturas de ebulição e densidade, que nos permitirão, em um outro momento, conhecer suas características químicas.

Para cada grupo orgânico apresentado, veremos seus principais compostos e analisaremos suas aplicações. O capítulo também reforça a importância da nomenclatura IUPAC, além de trazer outras formas de nomenclatura, chamada de usual.

Material de apoio pedagógico:

O professor de química Pietro Sales preparou uma série especial de videoaulas para alunos do 2º ano do Ensino Médio, que fala sobre o 2º capítulo do livro de Química 1, que faz parte da coleção Mundus do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 2º ano | Estrutura, classificação e propriedade dos compostos oxigenados – parte 1 (Química 1 – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Mundus do 2º ano | Estrutura, classificação e propriedade dos compostos oxigenados – parte 2 (Química 1 – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Mundus do 2º ano | Estrutura, classificação e propriedade dos compostos oxigenados – parte 3 (Química 1 – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Mundus do 2º ano | Estrutura, classificação e propriedade dos compostos nitrogenados (Química 1 – Cap. 2 – Tópico 4)

SOCIOLOGIA

Assunto: Estratificação e mobilidade social (Capítulo 2)

Neste capítulo, dois temas são bastante importantes para a compreensão das sociedades modernas: a estratificação social e a mobilidade social. Ao longo dos tópicos, veremos de que maneira esses assuntos podem ajudar a compreender como as sociedades se relacionam umas com as outras e como são formadas do ponto de vista econômico e social.

De modo geral, quando os sociólogos falam de estratificação social estão se referindo à distribuição hierárquica dos indivíduos e dos vários grupos sociais ao longo dos estratos, camadas ou classes sociais. A sociedade é dinâmica, e por isso está em constante mudança, característica que influencia diretamente na organização social, bem como na estratificação e na própria mobilidade entre classes sociais.

Ainda discutiremos as características dos três principais tipos de estratificação social, a fim se destacar as semelhanças entre elas, evidenciando suas particularidades.

Material de apoio pedagógico:

Os professores Roberto Lira (filosofia) e André Pessoa (sociologia) prepararam uma série especial de podcasts para o 2º ano do Ensino Médio, que fala sobre a Estratificação e mobilidade social, assunto do 2º capítulo do livro de Sociologia, parte da coleção Mundus do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 2º ano | Sociedades estratificadas (Sociologia – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Mundus do 2º ano | As sociedades estratificadas em castas (Sociologia – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Mundus do 2º ano | Os estamentos na Europa (Sociologia – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Mundus do 2º ano | A sociedade moderna e as classes sociais (Sociologia – Cap. 2 – Tópico 4)

FILOSOFIA

Assunto: Períodos da Filosofia (Capítulo 2)

Neste capítulo, faremos uma abordagem histórica dos mais importantes períodos da Filosofia, desde o pensamento grego até a Filosofia contemporânea. Destacaremos as principais características de cada período, bem como os mais importantes pensadores e as ideias fundamentais dos seus respectivos sistemas filosóficos.

O nosso estudo terá início com uma análise etimológica da própria palavra Filosofia e das principais escolas de pensamento filosófico da Grécia Antiga. Começaremos com os filósofos gregos pré-socráticos, também chamados de filósofos da natureza, e depois analisaremos a obra de Sócrates e dos sofistas, passando por Platão e Aristóteles, finalizando com os filósofos do período helenista.

No que diz respeito ao pensamento medieval, estudaremos as teorias dos dois maiores representantes do pensamento cristão e suas respectivas escolas de pensamento: a Patrística, de Santo Agostinho de Hipona, e a Escolástica, de São Tomás de Aquino, ambos fazendo uso da filosofia grega para fundamentar suas teses teológicas.

Além disso, procuraremos compreender alguns dos mais importantes filósofos contemporâneos, entre eles Karl Marx e sua crítica política e econômica da sociedade, e o existencialismos de Jean-Paul Sartre.

Material de apoio pedagógico:

Os professores Roberto Lira (filosofia) e André Pessoa (sociologia) prepararam uma série especial de podcasts para o 1º ano do Ensino Médio, que fala sobre a Condição humana. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 2º ano | Filosofia Grega Antiga (Filosofia – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Mundus do 2º ano | Filosofia medieval (Filosofia – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Mundus do 2º ano | Filosofia moderna (Filosofia – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Mundus do 2º ano | Filosofia contemporânea (Filosofia – Cap. 2 – Tópico 4)

FÍSICA 2

Assunto: Dilatação térmica (2º capítulo)

As propriedades físicas de uma substância, como ponto de fusão e ebulição, são determinadas tanto pelo tipo como pela quantidade de forças intermoleculares. Sob um olhar mais interno, propriedades físicas, como densidade, dependem também da disposição espacial das partículas. Toda partícula vibra em torno do seu ponto de equilíbrio e, portanto, possui uma amplitude de vibração.

Logo, a distância média de equilíbrio entre as partículas muda em função da temperatura. Um aquecimento deve afastá-las e, consequentemente, expandir as dimensões do corpo, enquanto um esfriamento deve aproximar as partículas e contraí-lo. O conceito de dilatação térmica, de forma geral, está relacionado à variação das dimensões de um corpo em virtude de efeitos térmicos, podendo representar expansão ou contração.

O holandês Willem Jacob’s Gravesande (1688 – 1742) comprovou os efeitos da dilatação térmica em uma experiência que ganhou seu nome: o experimento de Gravesande, ou o anel de Gravesande. Nesse experimento, uma esfera metálica, suspensa por um fio, atravessa um anel também metálico. Após certo tempo de aquecimento da esfera sob as chamas de um bico de Bunsen, a esfera expande e não consegue atravessar o anel metálico. Desligada a fonte de calor e resfriada a esfera, ela retorna às suas dimensões originais e, novamente, atravessa o anel.

Material de apoio pedagógico 

Confira a seguir as videoaulas do professor Rafael Trigueiro, sobre o conteúdo do capítulo 2 do livro de Física 2 do 2º ano do Ensino Médio, da coleção Mundus do Sistema GGE de EnsinoAperto o play e confira!

  • Mundus do 2º ano | Dilatação Térmica Linear (Física 2 – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Mundus do 2º ano | Dilatação Superficial (Física 2 – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Mundus do 2º ano | Dilatação Térmica Volumétrica de Líquidos (Física 2 – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Mundus do 2º ano | Dilatação Volumétrica Aparente (Física 2 – Cap. 2 – Tópico 4)

PRODUÇÃO TEXTUAL

Assunto: Propriedades da argumentação e gêneros argumentativos (2º Capítulo)

Muitos alunos acreditam que escrever é difícil ou que depende de inspiração. Mas a atividade escrita não tem relação com dons ou questões sobrenaturais, é preciso treino. É necessário saber escrever em situações específicas de comunicação e como o assunto vai ser dito, por isso, organiza-se a vida diária em gêneros textuais, produções que cumprem funções sociais específicas e possuem uma superestrutura. A dissertação escolar, também conhecida como gênero dissertativo-argumentativo, é mais um gênero que avalia a competência escrita do aluno para se posicionar sobre determinado tema. Por isso, neste capítulo, o objetivo de estudo será as características da dissertação. A fim de cumprir essa tarefa, também serão observadas as maneiras de tornar a produção textual mais consistente e relevante. Além disso, haverá o estudo das estratégias textuais e dos recursos argumentativos, como o argumento de autoridade. Além dessas questões, será analisada a diferença entre textos expositivos e argumentativos. Por último, acontecerá o estudo do artigo de opinião e do editorial, gêneros textuais que apresentam a tipologia argumentativa e corroboram a construção da opinião. 

Material de apoio pedagógico 

Confira a seguir as videoaulas do professor Eduardo Pereira, sobre o conteúdo do capítulo 2 do livro de Produção Textual do 2º ano do Ensino Médio, da coleção Mundus do Sistema GGE de EnsinoAperto o play e confira!

  • Mundus do 2º ano | Domínio da norma culta (Produção textual):

  • Mundus do 2º ano | Adequação ao tema, estrutura e outras áreas (Produção Textual):

  • Mundus do 2º ano | Informatividade e defesa do ponto de vista (Produção textual):

  • Mundus do 2º ano | mecanismos linguísticos (Produção Textual):

  • Mundus do 2º ano | proposta de intervenção (Produção textual):

SISTEMA GGE DE ENSINO

Como lidar com o medo e a ansiedade em meio à pandemia do Covid-19?

É sobre esse assunto que falamos nesta edição do podcast do Sistema GGE de Ensino. A nossa equipe conversou com a psicóloga, mestra em Gestão de Pessoas e professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Michelle Diniz. Uma conversa leve sobre como estar na vida – o que inclui os momentos mais delicados – com mais equilíbrio, para o corpo e para a mente.

Como manter a saúde mental em dia se estou trancado em casa? O que fazer com as crianças em período de quarentena? Quais valores e sentimentos devem nortear nossas vidas em uma fase de incertezas e recolhimento? Em tempos de isolamento social motivado pela pandemia de Coronavírus, o podcast do Sistema GGE de Ensino conversa com o professor e pesquisador sobre saúde emocional Hugo Monteiro Ferreira.

É hora de refletir e colocar em prática ações que contribuam para o bem-estar coletivo!

GUIAS DE ESTUDOS

Confira a seguir os Guias de Estudos que os alunos do 2º ano do Ensino Médio podem utilizar em casa: