Confira a seguir todo o conteúdo do Programa de Assistência Pedagógica GGE já disponível para os alunos do 1º ano do Ensino Médio:

PRODUÇÃO TEXTUAL

Confira a seguir as videoaulas do professor Eduardo Pereira, que dá dicas muito relevantes para todas as séries do Ensino Médio (do 1º ao 3º ano), sobre os princípios básicos de Produção Textual. Aperto o play e confira!

  • Mundus | Domínio da norma culta (Produção textual):

  • Mundus | Adequação ao tema, estrutura e outras áreas (Produção Textual):

  • Mundus | Informatividade e defesa do ponto de vista (Produção textual):

  • Mundus | mecanismos linguísticos (Produção Textual):

  • Mundus | proposta de intervenção (Produção textual):

ESPANHOL

Assunto: ​¿Quién soy yo?

“Conócete a ti mismo”. Ese aforismo griego estaba escrito en el templo de Apolo, en Delfos, Grecia. El alforismo ha sido atriuido a varios sabios gregos antiguos (Sócrates, Heraclito,Pitágoras etc.), y, a pesar de no saberse realmente su origen, podemos fácilmente concluir que conocernos a nosostros mismos es la base de todos los conocimientos. Cuando hablamos, sobre todo cuando conocemos a alguien, tenemos la nicesidad de decir algo sobre nosotros. Como estamos, de donde y como somos, que hacemos, o sea, queremos describir por lo menos un poco de nuestra vida y de nuestras emociones. En tiempos modernos, hablamos mucho más de nosotros mismos que del otro, sobre todo en las rede sociales. También vamos a conocer la acentuación ortográfica de la lengua española ya algumas reglas especiales.

 ¡A empezar!

Material de apoio pedagógico:

A professora de espanhol Priscila Cordeiro preparou uma série especial de podcasts para o 1º ano do Ensino Médio, que fala sobre os quatro tópicos do 2º capítulo do livro de espanhol, que faz parte da coleção Mundus do Sistema GGE de Ensino. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 1º ano | Verbos ser y estar (Espanhol – Cap. 2 – Tópico 1)

Mundus do 1º ano | Nacionalidades (Espanhol – Cap. 2 – Tópico 2)

Mundus do 1º ano | Acentuación gráfica y heterotónicos (Espanhol – Cap. 2 – Tópico 3)

Mundus do 1º ano | Vocabulario y comprensión lectora (Espanhol – Cap. 2 – Tópico 4)

FILOSOFIA

Assunto: A condição humana

O que é o homem? O que diferencia o home dos outros animais? São perguntas como essas que vão diferenciar o nosso estudo neste capítulo. Desde o mundo antigo até os dias atuais, pensadores de todas as áreas do conhecimento têm se debruçado sobre as questões acima. De um lado, existem pensadores essencialistas, que afirmam que há no homem algo imutável e universal, que o torna diferente dos demais seres. Por outro lado, há aqueles que não defendem as teorias essencialistas e veem o homem como um ser sempre em construção.

No estudo a seguir analisaremos as concepções de filósofos como Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino e também de pensadores contemporâneos como Karl Marx, Jean-Paul Sartre. Portanto, o que vamos investigar a partir de agora é a natureza humana, aquilo que faz o homem ser o que é e a sua relação com os outros seres humanos e com o meio natural.

Material de apoio pedagógico: 

Os professores Roberto Lira (filosofia) e André Pessoa (sociologia) prepararam uma série especial de podcasts para o 1º ano do Ensino Médio, que fala sobre a Condição humana. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 1º ano | as características do homem e a discussão acerca da natureza humana (Filosofia – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Mundus do 1º ano | a evolução humana e a transformação do meio natural (Filosofia – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Mundus do 1º ano | o homem no pensamento moderno (Filosofia – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Mundus do 1º ano – o homem no pensamento contemporâneo (Filosofia – Cap. 2 – Tópico 4)

SOCIOLOGIA

Assunto: Os clássicos da Sociologia

Neste capítulo, veremos como as Ciências Sociais, em particular a Sociologia, surgiram e se constituíram no mundo moderno. Para isso, primeiro revisaremos o pensamento e a obra de Auguste Comte, pensador francês e filósofo positivista que serviu de inspiração para os fundadores das Ciências Sociais. As contribuições de Comte foram fundamentais para construção de uma teoria sociológica das sociedades ocidentais.

Aqui também veremos o que se convencionou de chamar de “os clássicos da Sociologia”, ou seja, os primeiros estudiosos que ajudaram a fundar e sistematizar as Ciências Sociais. A partir das ideias de Émile Durkheim, Karl Marx e Marx Weber, veremos como a Sociologia se estabeleceu como ciência moderna.

Além disso, analisaremos como se dá a análise funcionalista da sociedade feita por Durkheim, o arcabouço teórico construído a partir da ideia de lutas de classes realizada por Marx, e a compreensão da sociedade a partir das ações sociais presentes na análise de Weber. Em conjunto, as concepções de tais autores são fundamentais para a compreensão das sociedades contemporâneas.

Material de apoio pedagógico:

Os professores Roberto Lira (filosofia) e André Pessoa (sociologia) prepararam uma série especial de podcasts para o 1º ano do Ensino Médio, que fala sobre os Clássicos da Sociologia. Aperte o play e confira!

  • Mundus do 1º ano | O surgimento da sociologia (Sociologia – Cap. 2 – Tópico 1)

  • Mundus do 1º ano | Émilie Durkheim e os fatos sociais (Sociologia – Cap. 2 – Tópico 2)

  • Mundus do 1º ano | Karl Marx e a luta de classes (Sociologia – Cap. 2 – Tópico 3)

  • Mundus do 1º ano | Marx Weber e a ação social (Sociologia – Cap. 2 – Tópico 4)

FÍSICA 1

Assunto: Movimento Retilíneo Uniforme e uniformemente variado (2º Capítulo)

Nesse capítulo, continuaremos a abordar os movimentos sem relacionar as suas causas. Baseando-se em um sistema de referência, vamos equacionar os movimentos sem aceleração e com aceleração constante

Discutiremos também as características do movimento retilíneo uniformemente variado, assim como os termos e conceitos dos movimentos progressivos ou retrógrados e movimentos acelerado ou retardado.

Estabeleceremos relações matemáticas entre grandezas envolvidas nos movimentos, buscando, assim, um conhecimento amplo de funções.

No último tópico deste capítulo, vamos trabalhar graficamente as funções que descrevem os movimentos uniforme e uniformemente variado, para uma melhor compreensão das características desses movimentos.

Material de apoio pedagógico 

Confira a seguir as videoaulas do professor de física Wendel Hommel, sobre o conteúdo do capítulo 2 do livro de física do 1º ano do Ensino Médio, da coleção Mundus do Sistema GGE de EnsinoAperto o play e confira!

  • Mundus do 1º ano | Movimento Retilíneo Uniforme (Física – Cap. 2 – Tópicos 1 e 2):

  • Mundus do 1º ano – Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (Física – Cap. 2 – Tópico 3):

  • Mundus do 1º ano | Representação gráfica do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (Física – Cap. 2 – Tópico 4):

SISTEMA GGE DE ENSINO

Como lidar com o medo e a ansiedade em meio à pandemia do Covid-19?

É sobre esse assunto que falamos nesta edição do podcast do Sistema GGE de Ensino. A nossa equipe conversou com a psicóloga, mestra em Gestão de Pessoas e professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Michelle Diniz. Uma conversa leve sobre como estar na vida – o que inclui os momentos mais delicados – com mais equilíbrio, para o corpo e para a mente.

Como manter a saúde mental em dia se estou trancado em casa? O que fazer com as crianças em período de quarentena? Quais valores e sentimentos devem nortear nossas vidas em uma fase de incertezas e recolhimento? Em tempos de isolamento social motivado pela pandemia de Coronavírus, o podcast do Sistema GGE de Ensino conversa com o professor e pesquisador sobre saúde emocional Hugo Monteiro Ferreira.

É hora de refletir e colocar em prática ações que contribuam para o bem-estar coletivo!