Na faixa etária dos 4 aos 6 anos, priorizamos o incentivo à leitura e à escrita. Para o desenvolvimento do processo de alfabetização, o estímulo recorrente é muito importante e um diferencial no desempenho pedagógico dos alunos, por isso, preparamos um material direcionado aos estímulo com letras do alfabeto, números e símbolos, explorando desde o reconhecimento até a organização das palavras. Em matemática, buscamos o estímulo do reconhecimento numérico e das formas geométricas. Em artes, como estratégia lúdica e cultural, contemplamos a dança, o ritmo e o movimento. Além disso, incentivo aos hábitos de alimentação saudável, tão importantes para esse momento de cuidado com a saúde.

Confira a seguir todo o conteúdo do Programa de Assistência Pedagógica GGE já disponível para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental 1:

PORTUGUÊS

Confira mais um vídeo com as tias Cínthia, Danielly e Fernanda, que ensinam uma maneira muito divertida de trabalhar o alfabeto, letras e encontros vocálicos com os pequenos alunos de 4 a 6 anos. Aperte o play e vem com a gente!

Neste vídeo, as tias Cínthia, Danielly e Fernanda trazem uma aula superdivertida e lúdica sobre o alfabeto, ensinando um jogo educativo: o bingo das letras. Vem conosco participar dessa brincadeira!

SOEP
  • Confira a mensagem de Maeli Ramos (Ensino Fundamental 1), psicóloga do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP), sobre educação socioemocional

MATEMÁTICA

As tias Cínthia, Danielly, Fernanda retornam neste vídeo para explicar aos papais e mamães como trabalhar os números com crianças de 3 a 6 anos, faixa etária do Infantil 4, 5 e do 1º ano do Ensino Fundamental 1. Aperte o play e vamos nessa!

Neste vídeo, as tias Cínthia, Danielly, Fernanda explicam aos papais e mamães do Infantil 4, 5 e do 1º ano do Ensino Fundamental 1 como podem trabalhar as formas geométricas em casa com os pequenos. Aperte o play e confira as dicas das professoras GGE!

MÚSICA

Aperte o play nesse vídeo super divertido que o tio Íkaro, tia Danielly, tia Fernanda e tia Cínthia prepararam para ensinar uma atividade bem legal, que trabalha o movimento e a psicomotricidade das crianças do Infantil 4, 5 e do 1º ano do Ensino Fundamental 1. Confira!

CIRANDA LITERÁRIA

Com o objetivo de estimular o hábito da leitura nas crianças, o Colégio GGE promove, entre os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (até o 5º ano), a Ciranda Literária, na qual os pequenos mostram suas impressões sobre os livros lidos. A contação de histórias também faz parte desse projeto pedagógico do GGE. Aperte o play e confira algumas fábulas!

  • Confira a fábula da galinha ruiva, com a tia Dea (Andrea Pastich, professora polivalente):

SISTEMA GGE DE ENSINO

Como lidar com o medo e a ansiedade em meio à pandemia do Covid-19?

É sobre esse assunto que falamos nesta edição do podcast do Sistema GGE de Ensino. A nossa equipe conversou com a psicóloga, mestra em Gestão de Pessoas e professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Michelle Diniz. Uma conversa leve sobre como estar na vida – o que inclui os momentos mais delicados – com mais equilíbrio, para o corpo e para a mente.

Como manter a saúde mental em dia se estou trancado em casa? O que fazer com as crianças em período de quarentena? Quais valores e sentimentos devem nortear nossas vidas em uma fase de incertezas e recolhimento? Em tempos de isolamento social motivado pela pandemia de Coronavírus, o podcast do Sistema GGE de Ensino conversa com o professor e pesquisador sobre saúde emocional Hugo Monteiro Ferreira.

É hora de refletir e colocar em prática ações que contribuam para o bem-estar coletivo!

EXERCÍCIOS

Confira a seguir algumas atividades que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental 1 podem realizar em casa: