Outbox learning | Conheça o projeto Tours Guiados

Estudantes conhecem museus, teatros, exposições, pontos turísticos e galerias no Brasil e no mundo através da tecnologia.

Conhecer museus, apreciar exposições de arte, visitar pontos turísticos e ir ao teatro são atividades que fazem parte do processo de aprendizagem dos alunos. As chamadas aulas-passeio ou saídas pedagógicas são mais uma parte da rotina dos estudantes que está impedida devido à pandemia do novo Coronavírus. Porém, a tecnologia tem possibilitado que crianças e adolescentes possam explorar esses e outros destinos, inclusive em território internacional. Estados Unidos, México, Peru, França, Grécia e Polinésia, além do Rio de Janeiro, estão entre os roteiros que os alunos do Colégio GGE têm visitado virtualmente.

Conteúdos de História, Geografia e Artes norteiam a escolha dos locais que serão visitados pelos alunos, de acordo com o que é esperado, pedagogicamente, para cada faixa etária. A iniciativa faz parte do cardápio de atividades eletivas do projeto Outbox Learning e, através desse projeto extraordinário, os professores se transformam em guias turísticos e conduzem os estudantes em uma viagem pelo tempo que, além de auxiliar na vivência das disciplinas, ampliam o repertório cultural e trazem o lúdico para esse período inédito da vida escolar, com aulas remotas desde março.

O professor também avalia, dentro dessas perspectivas, os interesses dos alunos. Serão visitados museus, locais históricos, galerias, pontos turísticos, entre outros, e eles podem tirar suas dúvidas. Antes do tour, é feito todo o estudo da área. É como de fato fazer uma aula passeio”, explica a gestora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do GGE Boa Viagem, Nayana de Paiva.

A pedagoga ressalta que a conexão com esse universo é importante para os alunos, especialmente nesse momento em que estão passando pelo confinamento em casa. “O grande trunfo dessa modalidade é poder ir para qualquer lugar do mundo com toda segurança, aspecto de preocupação para a equipe escolar sempre que desenvolvíamos uma aula-passeio. Decidimos utilizar esse recurso da tecnologia para que fosse possível retomar essas visitas guiadas, que com o cenário atual estão impedidas. Essas atividades despertam a curiosidade nos alunos e não só contribuem para sua formação educacional, mas também a ajudam a atravessar esse momento delicado”, finalizou Nayana de Paiva.

Notícias Relacionadas

2 respostas
    • Colégio GGE says:

      Olá, Juliana! Tudo bem? Poderia passar o seu número de telefone para o setor responsável poder lhe retornar, por favor?

      Responder

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.