Outbox Learning | Conheça o projeto Debate e Oratória Online

O objetivo é fazer com que os estudantes desenvolvam as técnicas da comunicação oral e também aprendam a escutar a opinião dos colegas de maneira democrática

Assim como é importante saber as regras gramaticais para uma boa escrita, falar bem em público é uma habilidade essencial para o mercado de trabalho. Seja numa palestra ou numa entrevista de emprego, essa habilidade comunicativa traz muitos benefícios.

Apesar de algumas pessoas acreditarem ser um dom, a oratória é alcançada através de técnicas de leitura e debate. E foi pensando em desenvolver as habilidades de cada aluno que o Colégio GGE iniciou seu projeto extraordinário de Debate e Oratória Online. A iniciativa faz parte do cardápio de atividades eletivas do Outbox Learning, pensado para trazer leveza e contribuir com a humanização do ensino no período de isolamento social causado pela COVID-19.

Através de encontros semanais, os estudantes do Ensino Fundamental 2, por meio de debates simulados, investigam os temas pré-definidos por seus professores e se preparam para sustentar seus pontos de vista frente aos colegas. Além de promover a reflexão sobre assuntos de relevância social, a atividade estimula o protagonismo do estudante e suas habilidades em oratória.

“Trabalhar a oratória é dar voz aos estudantes, pois todo aluno tem algo a dizer. Com este projeto, estamos trabalhando também em como diminuir a timidez de alguns, que, às vezes, querem contribuir com opiniões muito interessantes, mas não se sentem à vontade para se expressar. Por isso, o nosso papel é ajudar o aluno a adquirir confiança, aprender a debater e se expressar de forma mais confortável, objetiva e segura”, enfatizou o professor de inglês e um dos responsáveis pelo projeto, Thiago Melo.

Além do desenvolvimento de técnicas da comunicação oral, a iniciativa busca também fazer com que o estudante aprenda a escutar a opinião dos colegas de maneira democrática, entendendo que é natural mudar de ideia durante um debate. Além disso, o projeto estimula o hábito pela leitura, para que eles organizem seus pensamentos e possam expor bons argumentos para defender suas ideias.

“O projeto de Debate e Oratória vai além daquilo que trabalhamos nos nossos encontros virtuais. Notamos que os alunos estão mais participativos nas outras disciplinas, estão estimulados a pesquisar mais sobre os acontecimentos atuais, aprenderam a respeitar o momento da fala do colega e também a aceitar opiniões contrárias. Estes pontos são importantes porque, independente da carreira que desejam seguir, precisam saber se expressar bem e expor suas ideias com confiança, independente da situação”, concluiu o professor do GGE.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.