Outbox Learning | Conheça o projeto de Inteligência Emocional e Mindfulness

Por meio de técnicas, estudantes aprendem a desacelerar a mente e a gerir suas próprias emoções

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diz que a formação integral do indivíduo significa prepará-lo cognitivamente e emocionalmente, formando-o como indivíduo, profissional e cidadão. Isso inclui a capacidade de lidar com as próprias emoções, relacionar-se com o outro, capacidade de colaboração, mediação de conflitos, desenvolver autoconhecimento e solucionar problemas. Essas habilidades permitem, ainda, que o ser humano tome decisões de maneira responsável, demonstrando empatia e alcançando os objetivos.

A partir deste ano, as habilidades socioemocionais passaram, obrigatoriamente, a integrar o conteúdo tratado em sala de aula. Entretanto, com a mudança de rotina causada pela pandemia, este assunto gerou uma maior preocupação, visto que com o isolamento social alguns sentimentos e emoções estão sofrendo um impacto muito grande entre crianças e adolescentes.

E foi pensando neste cenário que o Colégio GGE desenvolveu projetos extraordinários que vão muito além da grade tradicional de ensino. Além de estudar Geografia, Matemática, História e demais disciplinas socioemocionais, os estudantes têm à disposição um cardápio de atividades eletivas do projeto Outbox Learning, pensado para trazer leveza e contribuir com a humanização do ensino.

O projeto de Inteligência Emocional e Mindfulness faz parte dessas atividades eletivas e, por meio de técnicas de atenção plena, os estudantes aprendem a desacelerar a mente e os pensamentos, gerir melhor as próprias emoções, reações e atitudes. A partir desse aprendizado, eles têm condições de lidar melhor com situações que a vida nos apresenta. O trabalho é conduzido pelas psicólogas dos diferentes segmentos de ensino, buscando desenvolver a capacidade de cada aluno encontrar um método de estabelecer seu bem-estar pessoal e social, estimulando também a resolução dos seus problemas.

O objetivo é trabalhar todos os aspectos emocionais e comportamentais das crianças e adolescentes, para que eles desenvolvam desde cedo o autocontrole, a autoconfiança e consigam canalizar as energias e sentimentos voltados a ações positivas, levando estas habilidades para toda a vida.

“Em cada encontro trabalhamos um aspecto comportamental diferente. Buscamos de maneira criativa desenvolver a inteligência emocional de cada um, respeitando a personalidade do aluno. Eles vão expressando os sentimentos e reagindo em momentos diferentes, de acordo com os gatilhos apresentados nos exercícios. Ao final da aula, utilizamos técnicas de Mindfulness, como meditação guiada, exercícios de respiração, buscando maneiras de fazê-los relaxar. Durante a semana, eles praticam as atividades ensinadas, amadurecendo cada vez mais sua inteligência emocional e o autocontrole”, explicou a psicóloga do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) do GGE, Maeli Ramos.

Temas como ansiedade, alteração do sono, meditação, concentração, organização, rotina e positividade estão sendo abordados e moldados de acordo com a faixa etária dos alunos, através de dinâmicas e atividades propostas em cada encontro semanal realizado pela equipe do projeto.

“É interessante notar que, neste momento em especial, os pais também estão acompanhando nossos encontros online e participando das atividades propostas. Neste período de isolamento, notamos que o GGE está ajudando tanto os alunos, quanto os pais no desenvolvimento da inteligência emocional em tempos de pandemia. Todos estão se permitindo aprender mais a cada encontro e buscar em família a saúde física e mental. Estamos muito felizes em poder proporcionar também o estreitamento de laços familiares e a união nesta quarentena”, concluiu o professor de inglês, Hudson Ribeiro, que também faz parte da equipe do projeto.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.