Outbox Learning | Conheça o projeto Arte e Criatividade em Papel

A iniciativa busca desenvolver habilidades manuais, alimentar a criatividade, imaginação e emoções das crianças, utilizando o papel como principal ferramenta.

A arte na Educação Infantil funciona como uma das primeiras formas de expressão dos pequenos. Por isso, o contato com essa manifestação ainda na primeira infância permite o desenvolvimento de um trabalho cognitivo multissensorial. Afinal, a educação artística para os pequenos está atrelada ao desenvolvimento da linguagem, da capacidade de interpretação, da criatividade e até mesmo do saber lidar com as próprias emoções.

Buscando estimular o desenvolvimento intelectual, físico e emocional dos seus alunos da Educação Infantil, o Colégio GGE lançou o projeto Arte e Criatividade em Papel, disponível no novo formato de aulas à distância.

“O projeto nasceu com o intuito de desenvolver habilidades manuais, assim como alimentar a criatividade e a imaginação das nossas turminhas do Infantil I, utilizando o papel como principal meio para isso”, explicou a professora do GGE, Catherine Torres.

A iniciativa faz parte dos projetos extraordinários (Outbox Learning), que oferecem um cardápio de atividades eletivas pensadas para trazer leveza e contribuir com a humanização das aulas online, que ainda estão em vigor devido ao isolamento causado pela pandemia do Covid-19. As aulas têm duração de 30 minutos, um período mais curto para que as crianças não se dispersem das atividades propostas no ambiente virtual.

“Na Educação Infantil, principalmente neste início da vida escolar, é muito importante que as crianças tenham contato com as atividades mais concretas, para que elas se entendam pertencentes e atuantes neste universo. Então, se a criança tem a capacidade de picar o papel, por exemplo, ela entenderá que esta atuação dela no mundo também é importante, significativa e relevante”, enfatizou a gestora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do GGE Boa Viagem, Nayana de Paiva.

Para as turmas do Infantil, trabalhar habilidades como desenhar, cortar e colar são comuns em todas as instituições de ensino. Entretanto, o projeto realizado pelo GGE traz um universo muito mais amplo, que vai além das atividades motoras. As emoções são trabalhadas de maneira mais íntima, fazendo com que a criança compreenda que realizando as atividades propostas pelas professoras ela se torna protagonista, capaz de mudar o universo a sua volta com suas ações.

O projeto Arte e Criatividade em Papel possui um cunho socioemocional atrelado às atividades artísticas, direcionando pedagogicamente e estimulando o desenvolvimento dos sentimentos dos alunos e também sua criatividade com mais liberdade, para que em um outro momento escolar essas emoções e habilidades motoras comecem a ser lapidadas e tenham reflexos significativos no processo de alfabetização.

“A criança que consegue garantir este aprendizado no início da vida escolar, ou seja, quando ela é oportunizada a viver esta dinâmica de manuseio de papéis, cortar e colar, com intervenção assertiva e com direcionamento adequado, ela conseguirá ter um resultado no processo de alfabetização muito mais rápido, compreendendo melhor, porque ela já é pertencente a este universo, facilitando a entrada de novos caracteres, como letras e outras formas, numa etapa mais avançada do aprendizado”, completa a gestora pedagógica.

O projeto Arte e Criatividade em Papel, voltado para a Educação Infantil, favorece a imersão das crianças em diferentes linguagens e expressões. Ele propicia o desenvolvimento de habilidades gestuais, verbais e intelectuais, fatores imprescindíveis para a formação dos pequenos.

“Por fim, podemos afirmar que criatividade e muita imaginação é o centro de todo esse projeto, que engloba controle corporal, coordenação, motricidade, sentir, ver, ouvir, pensar, falar e ter segurança para que a criança possa se movimentar e experimentar”, concluiu Catherine Torres.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.