Outbox Learning | Conheça o Clube do Xadrez

Através de tabuleiros virtuais, estudantes recebem os benefícios do jogo, que desenvolve a capacidade cognitiva e a memória.

Desde março, alunos e professores do Estado de Pernambuco precisaram substituir o quadro da sala de aula pelas telas para absorver os conteúdos que passaram a ser ministrados de forma online, em virtude da pandemia do novo Coronavírus. Mas, como ficaram as aulas esportivas, que exigem muito mais movimentação e prática, nesse contexto inédito de educação básica vivenciada remotamente? Com muita criatividade e contando com os recursos da tecnologia, o Colégio GGE desenvolve mais um de seus projetos extraordinários voltados para uma disciplina esportiva: o xadrez. A atividade que não exige contato físico, mas requer muita estratégia e concentração, se tornou o ponto central para a criação de um clube de estudantes.

O projeto não envolve apenas a prática do esporte em si, mas, também, trouxe para o tabuleiro, que passou a ser trabalhado de maneira virtual, conteúdos relacionados com outras matérias, a exemplo da matemática, física e filosofia.

A ideia principal foi tornar o ensino de xadrez à distância algo participativo e animado. Em todas as aulas, tentamos trazer curiosidades e abrimos para a participação dos alunos. Dentre as ferramentas que utilizamos, destaco o programa Chessbase, que serviu para as demonstrações em um tabuleiro virtual, e a plataforma Lichess, que permitiu a interação ao vivo dos alunos em partidas e estudos”, explica o professor Pedro Fernandes.

Cena do filme Harry Potter com o xadrez de bruxo

Até o cinema teve vez nesse Clube do Xadrez. Os conceitos de xeque-mate e sacrifício material foram demonstrados aos enxadristas, nome dado aos praticantes do esporte, através do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, onde os bruxinhos jogam o chamado “xadrez de bruxo”, mas com todas as regras da realidade. O projeto já trabalhou com os alunos as seguintes temáticas: história do xadrez; organização do tabuleiro; valor e movimentação das peças, xeque, xeque-mate e afogamento; movimentos especiais; conceitos de táticas; ataque duplo; conceitos finais; mates elementares; finais de peões; padrões de mates e variantes do xadrez.

Aprender xadrez nos períodos da infância e da adolescência trazem benefícios que irão contribuir com o indivíduo durante toda a vida. “Alguns que podemos destacar são o aumento da capacidade cognitiva, melhor uso da memória, maior facilidade em reconhecimento de padrões, melhor desempenho em disciplinas de exatas, entre outros”, ressalta o professor.

O coordenador de esportes do GGE Boa Viagem, Davy Daher, ressalta a evolução dos alunos dentro dessa proposta.

Trata-se de um projeto extraordinário, que funciona além das aulas, durante o turno da tarde. Foi iniciado com uma explanação sobre o jogo, princípios básicos de movimentação e de utilização das peças até evoluir para aulas mais participativas que não ficam apenas na transferência de conteúdo. Nas primeiras aulas, a abordagem foi mais teórica, para que eles entendessem o que é o xadrez e, a partir daí, trazemos o conteúdo, mas procuramos incentivar a participação dos alunos. Hoje, durante a aula, já conseguimos que eles estejam jogando entre si e exercitando as propostas de ensino”.

Torneio on-line

No dia 01 de agosto (sábado), alunos GGE do Ensino Fundamental 2 e Médio participaram do primeiro Torneio de Xadrez. O evento, exclusivo para os estudantes da instituição, teve suas inscrições abertas e gratuitas para todas as unidades GGE. O objetivo do torneio foi oferecer aos alunos um ambiente de competição saudável e prazerosa.

RESULTADO FINAL DA COMPETIÇÃO:

Grupo 1 – 6º e 7º

LUCAS PEDROSA
JOSÉ VICTOR RAMOS DANIEL MATURE
Points 3.5 Points 4.5 Points 3.5
Tie Break 7.75 Tie Break 12.25 Tie Break 6.75
Desempenho 1623 Desempenho 1775 Desempenho 1633

Grupo 2 – 8º e 9º

JOÃO ANTONIO
FERNANDO BATISTA JÚLIA ACIOLI
Points 4 Points 5 Points 4
Tie Break 10.5 Tie Break 14.5 Tie Break 8.5
Desempenho 1823 Desempenho 1965 Desempenho 1791

Grupo 3 – Médio e Professores

SAMUEL DUQUE
MATHEUS GALVÃO ARTUR CANTILINO
Points 4 Points 4.5 Points 3.5
Tie Break 9 Tie Break 12.75 Tie Break 9.25
Desempenho 1507 Desempenho 1650 Desempenho 1358

Clique aqui para ver a tabela de classificação completa.

Contamos com a participação de todos nas próximas edições do torneio!

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.