Outbox learning | Conheça as atividades grafomotoras e psicomotoras da Educação Infantil

Atividades do dia a dia são usadas para treinar as habilidades motoras dos estudantes do GGE

Correr, pular, dançar, gesticular, sorrir, fazer careta. Todo esse conjunto é classificado de manifestações psicomotoras, responsáveis por representar o diálogo entre o movimento muscular e o sistema nervoso. E é justamente para trabalhar a ponte entre as emoções e as expressões, que o GGE oferece aos alunos uma disciplina chamada Psicomotricidade, que tem feito a diferença no cotidiano dos alunos em tempos de aulas online.

 

Através desse trabalho, a escola tem conseguido grandes avanços, estimulando o desenvolvimento motor dos pequenos, promovendo a autonomia nas atividades do dia a dia, compatíveis com a idade do aluno.  Assim, cada um é estimulado a cuidar de suas tarefas, passando desde os cuidados de higiene pessoal, até a alimentação de forma independente.

A partir dessas práticas de maneira sistemática, os alunos também têm desenvolvido habilidades de motricidade fina para o desenvolvimento da escrita. É o que podemos chamar de grafomotricidadeSão atividades que exploram o desenvolvimento da lateralidade, da preensão/manipulação do lápis, atividades de pinça e de organização espacial. Além disso, as atividades de vida diária (AVD’s) são muito importantes para o desenvolvimento e a destreza das mãos na escrita”, explicou Anabelle Veloso, gestora pedagógica do colégio GGE.

Segundo ela, quando a motricidade fina não é devidamente desenvolvida nas crianças, muitos problemas podem aparecer, como é o caso das disgrafias, com letras distorcidas, inversões, falta de espaçamento entre letras e palavras. “A pegada do lápis incorreta pode gerar um cansaço excessivo no braço e ocasionar possíveis disfunções musculares. Além disso, as dificuldades de escrita geram problemas pedagógicos e até psicológicos, por tornar evidente a dificuldade da criança em acompanhar o ritmo da sala.”, completou a gestora.

Como as aulas já faziam parte da grade curricular do Colégio GGE, durante a pandemia, elas foram adaptadas para serem elaboradas em casa, por meio dos projetos extraordinários (Outbox Learning), onde são propostos movimentos que exploram a motricidade ampla, contemplando o desenvolvimento da lateralidade, do equilíbrio e do tônus muscular. São contempladas também atividades pautadas na escrita cursiva e na escrita de numerais, incluindo jogos lúdicos de alfabetização. O objetivo é evitar que o desenvolvimento da psicomotricidade e grafomotricidade sofra com retrocessos e preservar os benefícios no processo de aprendizagem para quando os estudantes retornarem às salas de aula.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.