Outbox Learning | Conheça a gincana e jogos do conhecimento online

O objetivo dessas iniciativas é impulsionar o aprendizado de forma divertida, além de ser bastante eficiente para o desenvolvimento emocional dos estudantes.

Diante da interrupção de aulas presenciais por causa da pandemia do novo Coronavírus, as salas de aula foram substituídas por ambientes virtuais e a preocupação com o processo de ensino-aprendizagem passou a ser foco das escolas em todo o país. Para garantir que alunos assimilem melhor os assuntos neste novo formato de aulas à distância, o Colégio GGE desenvolveu projetos extraordinários (Outbox learning) que vão muito além da grade tradicional de ensino, passando a oferecer as aulas no turno complementar, disponibilizando conteúdos completamente diferentes do que é oferecido de maneira regular, no período da manhã.

A Gincana e os Jogos do Conhecimento são um exemplo de atividades eletivas que têm feito muito sucesso com os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que têm por objetivo estimular o aprendizado de forma divertida, com jogos, vídeos, infográficos e desafios. A partir de brincadeiras e jogos, os alunos revisam o que foi estudado ao longo da semana. Orientadas pelos professores, as competições pautadas no conhecimento auxiliam, de maneira lúdica, na fixação dos conteúdos.

“A gincana e os jogos do conhecimento nasceram a partir da necessidade de também promover no mundo virtual o que já existe no presencial. Nas aulas presenciais, temos a brinquedoteca, um espaço mais lúdico, onde trabalhamos com diversos jogos, desde o dominó, memória e caça palavras, até os jogos de xadrez, que trazem uma oportunidade de aprendizado de uma maneira mais divertida e desenvolvendo vários estímulos. Já no mundo virtual, conseguimos trazer vários jogos que extraímos da internet e readaptamos para os temas que estão sendo trabalhados nas disciplinas. Pesquisamos alguns jogos que estivessem atrelados ao nosso conteúdo pedagógico e nossos alunos estão se divertindo bastante e aprendendo, cada vez mais, desta maneira diferente e moderna”, explicou a gestora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do GGE Boa Viagem, Nayana Paiva.

Durante a semana, os professores trazem temas diferentes, atrelados ao conteúdo da sua matéria as turmas, de acordo com cada faixa etária, pesquisam o que foi explicado, para que na semana posterior eles possam debater, competir através da ferramenta ‘Kahoot” ou até criar letras de músicas inspiradas nos assuntos. O objetivo dessas gincanas é contribuir de maneira mais atrativa para o conhecimento desses estudantes, além de ser bastante eficiente para o desenvolvimento intelectual, raciocínio rápido, formação cognitiva e controle emocional.

“Essas atividades estão bem diversificadas. Nos jogos com o Kahoot, por exemplo, trouxemos curiosidades de todos os assuntos das disciplinas estudadas, além de esportes, folclore e atualidades. Junto com esses jogos, acrescentamos alguns filmes e músicas para que eles interpretem e tragam a mensagem principal. Está sendo tão saudável, que eles terminam ajudando um ao outro, desenvolvendo o sentimento de companheirismo. Acredito que estamos conseguindo atingir os nossos objetivos que vão muito além de ensinar o conteúdo, mas também trocar experiências nesse período e ajudar no desenvolvimento emocional desses jovens estudantes”, concluiu a professora de português do GGE, Sheila de Paula Barros.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.