Orientação de estudos trabalha inteligência emocional e reduz ansiedade

Gerenciar as emoções na pandemia tem sido um tema bastante frequente nos atendimentos do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica, o SOEP. Em tempos de distanciamento e cumprimento de medidas restritivas mais rigorosas, é comum ver aumento no nível de estresse, ansiedade e até depressão entre jovens. Porém, esses comportamentos jamais poderão ser interpretados como atitudes sem importância ou justificados apenas pelo momento em que vivemos.

Aqui no Colégio GGE, nosso acolhimento acontece de forma próxima e atuante. Ao identificarmos as principais necessidades de alunos e seus familiares, iniciamos um projeto para melhorar o autogerenciamento do estudante, ampliar a capacidade de resiliência e tranquilizar pais e responsáveis quanto à estabilidade emocional e desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

Fator organizativo na prevenção da ansiedade e depressão

Projeto de Orientação de Estudos, criado pelo SOEP para minimizar as dificuldades de aprendizado e estabelecer uma rotina equilibrada, tem foco nas turmas do Ensino Fundamental 2, do 6º ao 9º ano, e Ensino Médio. É uma iniciativa que auxilia alunos através de eficientes estratégias de estudo, de acordo com o perfil de cada estudante.

“Ajudamos o aluno na organização de uma rotina, com grade de horário para atividades do Colégio e também extraclasse. Desde a quantidade de tempo que vai dedicar aos estudos, até os momentos de lazer. A intenção é fazer uma distribuição de demandas tranquila para melhorar seus resultados, sem gerar estresse ou ansiedade”, ressalta a psicóloga do SOEP, Thaís Oliveira.

Mapa mental, dicas motivacionais e o modelo planner também são ferramentas utilizadas na orientação implementada pelo grupo de psicologia do Colégio. “Atuamos para o incentivo do hábito de estudar, e não só! Entre nossos objetivos estão o fortalecimento emocional e o desenvolvimento da autoconfiança”, reforça Thaís.

Não haja dúvida de que, ao planejar melhor sua rotina, o aluno consegue desempenho positivo nas disciplinas e atinge resultados satisfatórios. Afinal, é o fator organizativo que leva o jovem a um ponto de partida de como vai ser o seu dia, afasta o estresse e o aproxima da sensação de organização e liberdade.

Ter um planejamento de rotina bem estruturado, com momento ideal para descanso, alimentação balanceada e estratégia eficaz de estudo, além de trazer inúmeros benefícios físicos e emocionais, implica na prática diária de atitudes saudáveis e bem mais produtivas.

Durante o período de ensino remoto, o atendimento do SOEP é feito de forma virtual. Alunos e familiares interessados na Orientação de Estudos podem procurar a coordenação de turma ou entrar em contato diretamente com a equipe SOEP.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.