O papel do professor num mundo em transformação

O ensinamento que vai além das salas de aula, além do trabalho, passando a ser um ato de amor

A profissão de professor é uma das mais antigas do mundo e se destaca pela responsabilidade em ajudar a formar uma sociedade mais humana e detentora dos mais variados conhecimentos. Os educadores são figuras imprescindíveis no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, já que são responsáveis por transmitir ensinamentos que ultrapassam a sala de aula.

Isto foi bastante percebido com a chegada da pandemia, pois com a mudança do método de ensino para um ambiente remoto, os professores também tiveram que se atualizar e se esforçar para entregar um ensino de qualidade e poder proporcionar o mesmo aprendizado que todos os seus alunos tinham nas aulas presenciais.

Embora o cenário também fosse completamente novo para estes educadores, eles procuraram suprir da melhor forma as lacunas que o distanciamento causou, para demonstrar aos estudantes que as mudanças também podem trazer benefícios para o ensino, como foi da utilização da tecnologia e novas ferramentas de ensino.

Percebe-se que a sociedade está evoluindo numa velocidade muito grande e a educação nunca mais será a mesma. Em meio às transformações ocorridas no decorrer deste período, a comunidade escolar teve que trabalhar a resiliência, a inteligência emocional, a empatia, expressar sentimentos à distância, entre outras emoções que afloraram durante o período de isolamento social.

“Professor sempre foi sinônimo de abrigo, de preenchimento das lacunas deixadas pelas famílias. E nesse período foi ainda mais colo, proteção e refúgio do tédio e esperança nas horas de incertezas. O suporte emocional que tivemos que oferecer, mesmo precisando em vários momentos também, foi sem medidas. E assim sempre foi e permanecerá a cada ano.”, destacou o professor do colégio GGE, Hudson Ribeiro.

Fica cada vez mais claro que a profissão do professor é insubstituível e de extrema importância para a sociedade. O ensinamento deles vão além das salas de aula, pois lecionar vai além de um trabalho, passando a ser um ato de amor.

“Cada vez mais o professor faz a diferença e sua necessidade também está sendo mais notada. Muitas famílias completamente perdidas com a educação familiar e emocionalmente fragilizadas, principalmente neste momento que estamos passando, não conseguem oferecer o mínimo de orientação às crianças e adolescentes, que dependem crescentemente da escola e, mais especificamente, do professor. Afeto, carinho, atenção, equilíbrio, são fundamentais para o profissional docente”, concluiu o professor.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.