Mudam-se as regras, mantém-se o jogo: Atividades esportivas agora em 4 fases

Segurança é palavra de ordem. Sabemos tão bem disso que criamos um plano de retomada das atividades presenciais rigoroso e eficaz. Outra coisa que temos total consciência é sobre a importância das práticas saudáveis no dia a dia de crianças e adolescentes. Foi pensando no bem-estar e qualidade de vida dos nossos alunos que definimos, também, estratégias específicas para retomada das atividades esportivas. Tudo muito bem delimitado e monitorado para promover saúde, com foco na proteção de alunos e professores.

Veja aqui o Plano de Retomada das Atividades Esportivas

Para a elaboração e implementação do plano de retomada, contratamos equipe multidisciplinar, chancelada pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP), referência no tratamento da Covid-19, e a Infecto Associados do Recife. Os protocolos sanitários estão presentes em todas as modalidades. Até o momento, 11 esportes voltaram à ativa. São eles: basquete, ballet, badminton, tênis, futsal, vôlei, judô, ginástica, dança, karatê e natação.

No vídeo, alunos treinam futsal com distanciamento e segurança.

Fases de retomada das atividades esportivas

Com objetivo de garantir mais segurança, dividimos o retorno das atividades esportivas em 4 fases. De acordo com o cenário em que vivemos, as etapas poderão, ou não, ser liberadas. Já que a pandemia persiste, mudamos as regras e mantemos o jogo.

“Nossos alunos estavam ansiosos por esse retorno. Foram mais de 10 meses longe do convívio social, dentro do esporte, e sabemos que a interação faz toda diferença no desenvolvimento motor e saúde mental deles. Por isso, criamos um plano de retomada capaz de gerar confiança para pais e alunos. O processo de adaptação está trazendo ótimos resultados”, explica Kelly Barbosa, coordenadora de Esporte.

Confira as 4 fases de retomada das atividades esportivas:

  • Fase 1: Individual

    A regra aqui é manter distância. Todo o treinamento é feito de forma individual. Cada aluno permanece no seu lugar, com distância de 1,5 metro entre um atleta e outro, do início ao final da aula.

  • Fase 2: Duplas ou pequenos grupos

    As duplas ou pequenos grupos são definidos antes de começar a atividade, sem possibilidade de troca entre membros de equipes diferentes. O distanciamento continua sendo regra e deve ser rigorosamente respeitado.

  • Fase 3: Grupos

    Nesta fase, é liberado o trabalho em grupo, mas mantido o distanciamento entre alunos. Aqui, as regras de ouro são reforçar a higienização e evitar contato.

  • Fase 4: Formato tradicional

    Estamos ansiosos para voltar ao formato tradicional das nossas modalidades esportivas. Até lá, experimentamos uma fase de cada vez, respeitando as novas regras de convívio social. Afinal, se tem uma coisa que todo bom atleta deve aprender, desde cedo, é que disciplina e paciência são virtudes de campeões.

Atenção:
o uso de máscara é obrigatório em todo o ambiente escolar, inclusive durante a realização de atividade física.

Para mais informações sobre modalidades esportivas, procure a coordenação do respectivo segmento de ensino.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.