Melhores momentos do Dia do Índio 2019

Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, os índios já moravam aqui e já eram os “donos” das terras brasileiras. Esse encontro gerou um choque de culturas e muitas situações aconteceram a partir dessa relação entre o branco e o índio, que juntamente com os negros africanos, foram os principais responsáveis pela miscigenação brasileira. Em consideração ao valor dos índios à formação do povo brasileiro foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas o dia 19 de abril como o Dia do Índio.

Em 2019, o dia do índio coincidiu com a sexta-feira santa (feriado), por isso, vivenciamos a data com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 no dia 23/04, quando recebemos alguns integrantes da tribo Fulni-ô, nas unidades Boa Viagem, Benfica e Caruaru, que habita o município de Águas Belas em Pernambuco. Essa tribo, juntamente aos índios do Maranhão, conseguiu preservar o idioma nativo, dentre outros costumes típicos da raça indígena.

No Colégio GGE, os índios da tribo Fulni-ô fizeram apresentações de dança, responderam às perguntas de alguns alunos e falaram um pouco sobre seus hábitos e sobre a emoção desse encontro com as crianças no Colégio GGE.
Todos os anos, os índios comercializam o artesanato que eles produzem e grande parte das crianças adquire alguma lembrança dessa visita, guardando como recordação: adereços com penas, apitos, arco e flecha, dentre outros objetos tão característicos dessa cultura que diz tanto de nossa origem.

Apesar de ser um encontro anual, a visita da tribo Fulni-ô ao Colégio GGE sempre é um grande resgate desse passado do Brasil e uma profunda reflexão sobre o respeito que devemos a esse povo, grandes responsáveis pela constituição de nossa nação.

Confira no vídeo a seguir os melhores momentos do Dia do Índio 2019:

Gostou? Então, veja também a seguir as fotos dos nossos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 nas apresentações do Dia do Índio 2019:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.