De 29 de janeiro a 4 de fevereiro, os alunos novatos da Educação Infantil, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio participaram da Semana de Adaptação 2020, cujo objetivo é deixá-los familiarizados com o ambiente escolar, professores, auxiliares, atividades pedagógicas e garantir que estejam preparados para iniciar um ano de muito aprendizado.

A semana de adaptação é pensada para tornar essa fase de transição escolar ainda mais tranquila para as crianças e suas famílias. Nessa ocasião, toda a equipe pedagógica e o Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) estão voltados à assistência a cada aluno e responsável, de modo que estes se sintam seguros e familiarizados com o novo ambiente. Dessa forma, iniciamos a dinâmica apresentando o espaço, a equipe, a turminha, simulando a rotina regular de aula, para que, ainda no pequeno grupo e somente com os pares que estão vivenciando esse mesmo período de transição, pais e alunos se sintam acolhidos e observem cada detalhe da nova rotina, podendo esclarecer todas as dúvidas que surgirem nesse percurso”, explicou a gestora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do GGE Boa Viagem, Nayana de Paiva.

Também na integração, o novo aluno precisa ser conquistado pela brincadeira, que nessa fase vai ter a finalidade de conduzir a criação de laços, de momentos de afetividade com as novas pessoas de referência. “Isso não quer dizer que não vá acontecer o momento do choro. E é preciso que, mesmo que a criança chore, a mãe permita que a professora acalente e possa criar o vínculo. Apenas em situações em que choro é mais insistente, nós buscamos a mãe novamente”.

A rotina vai sendo firmada aos poucos, começando com horários crescentes, períodos reduzidos que vão sendo ampliados gradativamente e sempre acompanhados por toda a equipe de profissionais do GGE.

Ao final do período de adaptação, as crianças estão mais familiarizadas, independentes e já demonstram aos pais a segurança de estar no ambiente escolar. Com isso, as famílias já saem com a certeza de que escolheram uma escola em que podem confiar seus pequenos”, conclui a gestora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, Anabelle Veloso.

Aperte o play e confira mais sobre a Semana de Adaptação do Colégio GGE:

Gostou? Então, veja também a cobertura fotográfica do evento.