Live: Conheça o Novo Ensino Médio do Colégio GGE

Terá início, em 2022, a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas brasileiras. Previsto em uma lei aprovada em 2017, o modelo de ensino, que começará a ser adotado nas turmas de 1º ano, estabelece uma nova organização curricular, com mais flexibilidade e a oferta de itinerários formativos que visam preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

Com essas alterações, as disciplinas não terão mais o formato individual. A partir de agora, os conteúdos serão divididos em quatro áreas de conhecimento, como acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As divisões vão incluir todas as matérias do currículo atual, mas apenas Língua Portuguesa e Matemática serão obrigatórias nos três anos.

Essa parte da formação ocupará 60% do tempo da grade curricular. Os outros 40% serão preenchidos pelos itinerários formativos, que visam proporcionar um ensino mais aprofundado na área de escolha do estudante. Cada instituição terá autonomia para determinar quantos e quais itinerários serão ofertados, não havendo um número mínimo ou máximo estabelecido.

Novo Ensino Médio do Colégio GGE

Nas unidades do Colégio GGE, por exemplo, os estudantes contarão com quatro opções de Trilhas de Aprofundamento, divididas entre Matemática, Física, Química e Vestibulares Nacionais. As modalidades serão focadas nos principais concursos acadêmicos de cada área, como as Olimpíadas de Conhecimento e os processos seletivos da USP e UNICAMP.

“Esse é um Ensino Médio mais flexível, então o aluno vai poder fazer escolhas na sua jornada. Isso é um fato que já leva a um amadurecimento, a um crescimento. A gente também está desenvolvendo as competências socioeducacionais desse aluno e as habilidades e que ele usará na vida profissional, além de possibilitar que, nas escolhas do Ensino Médio, ele procure disciplinas que tenham a ver com o que ele gosta, com a expectativa dele de futuro. Isso faz também com que ele chegue nesse mercado um pouco mais animado, um pouco mais bem preparado, ciente do que ele vai encontrar nessa jornada”, explicou o gestor pedagógico do GGE, Tayguara Velozo.

Tayguara Velozo

Outra novidade neste modelo de Ensino Médio é o componente chamado de “Projeto de Vida”, que visa trabalhar competências comportamentais e emocionais. No Colégio GGE, essa parte da formação será contemplada pelo programa Trilha Socioemocional, que seguirá cinco eixos: Nossas Conexões; Compromisso Social; Autoconhecimento; Inteligência Emocional; e Futuro e Carreira. O projeto incluirá a adoção de livros digitais e físicos, além da realização de palestras e workshops que possam desenvolver aspectos como criatividade, pensamento crítico, empatia e autonomia.

Os alunos do GGE também contarão com um diferencial: a oferta de disciplinas eletivas, que terão carga horária de 17h e acontecerão no formato online e assíncrono. As matérias serão divididas entre as áreas de Natureza (com as disciplinas “De que planeta você é?”, focada no estudo da Cosmologia, e “O cérebro e as emoções”, que abordará o impacto das emoções no corpo), Linguagens (com as disciplinas “Comunicação e oratória”, voltada para o aperfeiçoamento da comunicação oral, e “Linguagens Estrangeiras pelas telas do cinema”, que trará produções cinematográficas de diferentes partes do mundo), Matemática (com as disciplinas “Faz um Pix”, que envolverá princípios de educação financeira, e “Pensamento conectado”, que terá o intuito de desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e argumentação), e Humanas (com as disciplinas “Direitos Humanos”, que estudará a aplicação da Declaração Universal de Direitos Humanos, e “Compreendendo dilemas mundiais”, que debaterá os principais impasses contemporâneos).

Live para pais e alunos

Os detalhes sobre esse Novo Ensino Médio do GGE serão apresentados durante uma live temática, nesta quinta-feira (11). A transmissão terá início às 19h30, no canal de YouTube do colégio: youtube.com/ggetvoficial. Acompanhe:

Clique aqui para assistir

Notícias Relacionadas

A importância das atividades esportivas na infância
Encontro de Profissões
Lista de Materiais
Diversão nas férias
0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.