Literatura na Infância: Dicas infalíveis para formar novos leitores

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 1 do GGE Benfica, Alice Vila Nova, explica como incentivar o hábito da leitura nas crianças

Seja em casa ou na escola, a leitura é uma das ferramentas mais importantes para despertar a compreensão do mundo nas crianças. Desde o primeiro ano de vida, antes mesmo do processo de alfabetização, estimular o contato com a contação de histórias e a Literatura é uma forma de ampliar o vocabulário, apresentar novas culturas e desenvolver a criatividade e a imaginação dos pequenos.

Com o avançar da infância, algumas estratégias específicas podem ajudar a transformar esses pequenos consumidores de histórias em leitores engajados, como forma de garantir mais autonomia nesse processo de descoberta do mundo e de si. Formada também em psicologia, a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 1 do GGE Benfica, Alice Vila Nova, explica que um dos principais estímulos nessa fase é o exemplo.

“A rotina familiar, através de adultos leitores e acesso a diversos tipos de livros, constrói, desde cedo, o hábito da leitura. Passeios a livrarias, ler histórias antes de dormir ou resgatar livros da infância são momentos em família importantes para os pequeninos, pois podem investir toda a sua criatividade no mundo da imaginação, a partir do que histórias literárias podem proporcionar”, explica.

Outro ponto importante é fazer boas indicações de livros e autores, que ofereçam os estímulos necessários. Para os mais novos, Alice destaca a importância de investir em opções coloridas e chamativas, que provoquem mais curiosidade. Para os mais velhos, a dica é analisar os temas e a linguagem dos autores.

“Temas de suspense, investigação ou ficção são os preferidos dessa garotada”, indica a coordenadora.

Esse processo de construção de novos leitores também pode ser fortalecido dentro do ambiente escolar, a partir de iniciativas como a Ciranda Literária, do Colégio GGE, que é voltada para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. Por meio dessas atividades, as crianças têm a oportunidade de promover contações de histórias entre si, utilizando brinquedos e objetos para a encenação, de forma a estimular a leitura e a desenvoltura oral.

Além disso, o Colégio também promove atividades para os estudantes do Ensino Fundamental 2, como o projeto de Incentivo à Leitura, que estimula a leitura de paradidáticos e incentiva os estudantes a trazerem os temas abordados para a contemporaneidade, realizando apresentações por meio de expressões artísticas diferentes, como cinema, artes plásticas e produção textual.

“Esses projetos têm como objetivo oferecer a diversidade de temas e títulos para leituras e produções em sala de aula, ampliando os horizontes dos nossos estudantes para desenvolver habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico”, ressalta Alice.

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