Inversão de papéis: alunos avaliam professores para garantir qualidade de ensino

Cada vez mais as instituições prezam pela qualidade do serviço como diferencial e uma das ferramentas que podem garantir algumas melhorias são as avaliações. No seu trabalho, os gestores utilizam formalmente algum método para avaliar a equipe?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante na gestão de equipes, pois permite que as empresas garantam a qualidade de seus serviços. Por meio dela, é possível fazer uma análise panorâmica e profunda, podendo identificar pontos fortes, bem como aqueles que precisam ser melhorados como um todo ou individualmente.

Preocupado em garantir a qualidade do ensino e aprendizado, o Colégio GGE desenvolveu uma metodologia de acompanhamento específica para mensurar o desempenho de seu corpo docente: a Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem.

Através dela, os alunos são convidados a avaliarem seus professores, de maneira quantitativa e qualitativa, podendo identificar pontos fortes, bem como aqueles que precisam ser melhorados como um todo ou individualmente.

Antes de dar início ao processo de avaliação os alunos assistem a um vídeo explicativo sobre o método avaliativo, também com o objetivo de conscientizar as turmas sobre a seriedade do procedimento, enfatizando a importância da participação de todos.

Em seguida, são distribuídos cadernos de perguntas e folhas de respostas (gabarito) para que os nossos alunos possam avaliar seus professores com base nos seguintes critérios: conteúdo e didática, assiduidade, postura formativa e envolvimento com os estudantes.

Esta primeira etapa do processo é quantitativa. Os alunos respondem a questionários elaborados a partir desses quatro eixos, e tem continuidade com uma etapa qualitativa, quando grupos de estudantes são ouvidos para detalhar as impressões a respeito do processo de ensino-aprendizagem. Neste momento, os alunos falam sobre suas experiências, dúvidas, sugestões e críticas.

Com base nestas informações, a coordenação pedagógica repassa aos docentes um relatório individual com o resultado da avaliação, incluindo gráficos de desempenho em cada quesito.

“É uma ferramenta magnífica que o GGE nos presenteia. Quando a gente melhora o que o aluno está pedindo para melhorar, o próprio aluno melhora o seu desempenho. Por outro lado, quando o aluno não tem o que reclamar do professor, ele começa a atribuir a si mesmo a responsabilidade por um baixo desempenho”, relata o professor de matemática do GGE, Hugo Oliveira.

Estas informações são entregues em uma reunião de feedback, onde são analisados os pontos de melhorias e exaltados seus pontos fortes. Além disso, nesta reunião, também são discutidas ações conjuntas que buscam a melhoria contínua no processo ensino-aprendizagem, dentro e fora de sala de aula.

O Colégio GGE preza pela excelência na qualidade de ensino e professor é a variável mais significativa no sucesso ou insucesso dos alunos. Justamente por este motivo a avaliação é realizada três vezes no ano letivo, por meio do Sistema de Gestão Pedagógica V4, aferindo a qualidade do serviço prestado pelos professores.

A metodologia de acompanhamento do GGE chamou atenção da mídia local, com matérias em blogs especializados, como o Pernambuco TEM.

Gostou? Então, confira a seguir as fotos dos alunos na 1ª Avaliação do Processo de Ensino-aprendizagem de 2019:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.