Informações sobre a 3ª fase do Programa de Assistência Pedagógica (PAP)

A educação vive mudanças substanciais no processo ensino x aprendizagem e muitas adaptações são necessárias às escolas, às famílias e aos alunos. Entender as prerrogativas de um ensino à distância é essencial para o melhor aproveitamento dessa fase que estamos vivendo e, por isso, existem estruturas essenciais ao pleno funcionamento desse novo formato de ensino, para que possamos garantir, além da qualidade pedagógica, segurança, organização e plena efetividade das aulas.

Para uma melhor compreensão acerca desse novo formato de ensino x aprendizagem e da estrutura organizada pelo Colégio GGE, segue um roteiro das perguntas mais recorrentes realizadas pelas famílias e nossas orientações:

  • A minha rotina em casa com minha família está bastante difícil. Caso meu filho não consiga assistir alguma aula, o que devo fazer?

    Esse de fato é um momento bastante difícil para todos. Organizar uma rotina em casa com horários pré-definidos é uma recomendação. Não se esquecer de levar em conta o bem estar das crianças e jovens, isso é prioridade! O GGE está disponibilizando, além das aulas online e ao vivo, aulas gravadas para que os alunos e familiares tenham a possibilidade de ver ou rever esses conteúdos no horário que convier a cada família. Sabemos desse momento atípico que estamos vivendo e acreditamos que esse acervo pode ser importante para adequação de cada realidade particular.

  • O meu filho consegue tirar dúvidas no formato das aulas remotas?

    Em todas as aulas os professores abrem espaço para tirar as dúvidas dos alunos. E em sua grande maioria as dúvidas estão sendo sanadas. Inclusive com testemunho de professores felizes com o posicionamento de alguns alunos que no formato presencial não tiravam dúvidas e agora têm usado o chat para se comunicar. Esse é um novo espaço e alguns tem gostado dessa experiência. Ainda existem momentos específicos para tira dúvidas nos projetos oferecidos no contra turno, oportunidade que não teríamos a possibilidade de oferecer no ensino presencial.

  • Nessa nova modalidade de ensino remoto os professores vão passar tarefas de casa? Como vou saber dessas informações?

    Acreditamos que é a pratica do aluno que conduz ao aprendizado. O momento de realizar tarefas se faz extremamente necessário para a descoberta do erro e do acerto. Nesse novo formato as tarefas continuam existindo. Os professores falam em sala e usam o chat com os alunos, mas todas as informações dos conteúdos são inseridas em nosso sistema V4 (plataforma e aplicativo) pela equipe pedagógica e poderão ser acompanhadas pela família, no mesmo formato do modelo presencial.

  • Como ficarão as avaliações nesse novo formato de aulas?

    Não é momento de se preocupar com as avaliações. Esse novo cenário vem sendo estudado pela equipe GGE e por todos que fazem a educação. Em breve, enviaremos mais informações sobre essa etapa.

  • Essas aulas remotas e online são seguras para meu filho?

    Em cada sala de aula está presente uma equipe de coordenação (Host e Cohost), além do professores, para acompanhar o funcionamento das aulas. A equipe de Hosts e Cohosts monitora os alunos, as câmeras, os chats/bate papo, a entrada e saída na sala e faz a mediação do ambiente para assegurar que tudo transcorra da melhor forma possível.

  • Meu filho tem sentido a falta dos colegas e de conviver com os amigos. Isso me preocupa bastante nessa quarentena, o que podemos fazer?

    Pensando nisso o GGE apresenta uma proposta curricular com atividades durante todo o dia. Os projetos regulares – REDIGGE, OFICINA DE REDAÇÃO, REFORÇAGGE, PLANTÃO DE DÚVIDAS e TURMAS OLÍMPICAS e o Outbox Learning – Projetos extraordinários – ENCONTRO DE PETS, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E MINDFULNESS, KARAOKÊ, LIVE MUSICAL, PROFESSOR MESTRE CUCA, TOURS VIRTUAIS GUIADOS, CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL, CLUBE DO XADREZ, COMUNICAÇÃO EM INGLÊS, DEBATE E ORATÓRIA ONLINE, EMBAIXADORES PELO MUNDO e GINCANAS DO CONHECIMENTO. Os projetos são encontros que estimulam a interação entre os alunos e desenvolvem o protagonismo. Os alunos podem encontrar afinidades em colegas, professores e participar de atividades de seu interesse. Te convido para conhecer um pouco mais dessa proposta e participar junto com seu filho.

  • Apenas o professor comanda a sala virtual? Como são garantidas as atividades e a segurança dos alunos?

    Nas atividades online do Colégio GGE, o professor nunca fica sozinho. Cada sala de aula, além do professor dispõe da figura do Host e do Cohost, funções que são exercidas por nossas coordenações pedagógicas, formativas e SOEP.

    Todas as atribuições procedimentais de uma sala virtual, tais como: a abertura da sala, o controle de entrada e saída, a gravação das aulas, o controle de presença, o controle do uso de microfones pelos alunos, a mediação dos participantes, como no momento de tira-dúvidas, a anotação das tarefas de casa, bem como qualquer solução emergencial por instabilidade/perda de sinal de internet dos professores e a finalização das atividades com o fechamento da sala, todas são executadas por esses profissionais. Além disso, o Host e o Cohost assumem o papel de acompanhamento da qualidade das aulas, orientando os professores acerca da necessidade de qualquer ajuste que se faça necessário e também ficam responsáveis pelo acompanhamento do tempo das aulas. Essa estrutura da sala de aula virtual é um grande diferencial do Colégio GGE, que encara a responsabilidade das aulas remotas com o mesmo compromisso e cuidado destinados às aulas presenciais.

  • Percebi que o número de alunos na aula remota é diferente da aula presencial. Isso pode prejudicar o aprendizado do meu filho?

    A sala digital funciona diferente da sala presencial. Nesse formato online é possível realizar uma configuração para que controlemos as ações desse espaço. Exemplo: Na aula presencial, o professor necessita de um grande esforço para evitar conversas paralelas e situações de indisciplina. Fato que acarreta no consumo de tempo e perda pedagógica. No ambiente virtual essa realidade não existe, e esse é um fator que ajuda no aprendizado e na concentração dos alunos pois a aula é ofertada diretamente para cada aluno e isso favorece o foco e a concentração. Temos relatos de alunos que informam que as aulas estão mais produtivas. Importante destacar que essa é uma organização possível em função da estrutura destinada à sala de aula, diferencial do Colégio GGE, através da atuação dos Hosts e Cohosts, conforme explicado na resposta anterior.

Todos os alunos estão num momento de adaptação a uma nova modalidade de ensino. Com isso, estão adquirindo novas habilidades e desenvolvendo, cada vez mais, a autorresponsabilidade. Para tal, precisam ser incentivados na organização da rotina de aulas e de estudo para que esse período possa ser enfrentado da melhor forma e que, a partir dele, benefícios possam ser colhidos.

Além de toda estrutura de projetos, nossa equipe pedagógica está à disposição para ajudá-los no que for preciso.

Contem conosco!

Em breve, estamos de volta, juntos e cada vez mais fortes.

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.