Carregando Eventos

« All Events

  • Este evento já passou.

Vem aí o São João 2019 da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1

3 | junho 15:00 até 7 | junho 20:00

Os festejos juninos têm origem nos países católicos da Europa. Por ocorrerem no mês de junho e por causa das homenagens a São João eram chamadas de festas joaninas. No período colonial, os portugueses trouxeram essa tradição para o Brasil, que recebeu muita influência também de elementos culturais chineses, espanhóis e franceses. Por exemplo, da França veio a dança dos nobres que influenciou no surgimento das quadrilhas juninas. Da China veio o costume de soltar fogos de artifício, de onde teria aparecido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Já da Península Ibérica teria vindo a dança de fitas, bastante comum na Espanha e Portugal.

Com o passar o tempo, esses elementos culturais foram se misturando aos aspectos das diversas regiões do Brasil, adquirindo características peculiares em cada uma delas, principalmente aqui no Nordeste, onde as comemorações ganham mais expressividade, tanto pelas festas, como pelas homenagens. Os cristãos católicos aproveitam o período para celebrar três santos: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06), agradecendo pelas chuvas que caem nesse período que ameniza o sofrimento do homem do sertão. Como parte dessa celebração, a colheita do milho é o fruto da abundância dessas chuvas, sendo o ingrediente principal da grande maioria dos pratos típicos desta época, como canjica, pamonha, cuscuz, bolo de milho, pipoca, mungunzá , dentre outros.

A fogueira está presente em todas as comemorações dos acontecimentos juninos, tornando-se um símbolo da tradição cultivada pelas famílias que se reúnem nas portas das casas para comemorar, degustando as comidas típicas, no embalo das sanfonas, triângulo e zabumba. Outro ícone da tradição que empolga os nordestinos são os concursos de quadrilhas realizados em quase todas as cidades nordestinas. As danças variam entre xote, baião e xaxado, enquanto os dançarinos chamam atenção com seus trajes: os homens com camisas quadriculadas, calças remendadas com tecido colorido e um chapéu de couro; já as mulheres usam saia rodada com várias camadas e babados. É nessa época que o nordeste ganha cores, ritmo e sabores e uma alegria contagiante.

No Colégio GGE, valorizamos as tradições pernambucanas em nossas comemorações de São João, pois entendemos que, além de momentos de alegria, precisamos proporcionar aos nossos alunos a vivência de nossa cultura e da nossa arte, tão presentes nas músicas, nas danças, nos trajes típicos e nas brincadeiras características dessa época. Assim, resgatamos tradições e perpetuamos nossa cultura brasileira, nordestina e pernambucana, responsáveis por nossa essência e formação.

Nesse clima de festejos juninos, convidamos toda a Família GGE a participar do São João GGE, que tem início com as apresentações de quadrilhas juninas formadas pelas turminhas da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. Confira a seguir a programação do São João 2019:

 

LOCAL RECIFE: Clube Líbano LOCAL CARUARU: Teatro Senac

 

DATA HORÁRIO TURMA UNIDADE

03/06 (Segunda-feira)

17h 1º ao 3º ano Benfica
18h30 4º e 5º anos

04/06 (Terça-feira)

15h

1º ao 5º ano (turmas A e B)

Boa Viagem
18h

1º ao 5º (turmas C, D e E)

05/06 (Quarta-feira)

15h Infantil 1 e 2 (manhã e tarde) Boa Viagem
18h Infantil 3 (manhã e tarde) e Infantil 4 (tarde)

06/06 (Quinta-feira)

15h Infantil 4 (manhã) e Infantil 5 (tarde) Boa Viagem
18h Infantil 5 (manhã)
18h30 Ed. Infantil Caruaru

07/06 (Sexta-feira)

17h 1º ao 5º ano (tarde) Boa Viagem
16h 1º e 2º ano Caruaru
18h30 3º ao 5º anos

NOS VEMOS LÁ!!!

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.