Carregando Eventos

« All Events

Vem aí o GGE Cultural 2019

5 | outubro até 19 | outubro

Artes plásticas, música, dança, teatro e vídeos serão produzidos pelos estudantes no GGE Cultural 2019, que tem como tema “Da história da arte à arte de contar histórias”

A riqueza cultural brasileira pode ser percebida em suas diversas expressões, festas populares, paisagens e costumes. O processo de conhecimento da cultura nacional nas escolas envolve não apenas a inteligência e o raciocínio, mas, também, o afetivo e emocional, ampliando a formação dos estudantes e a percepção de mundo com informações que poderão ser aplicadas em qualquer área no futuro. Para que os alunos adquiram essa bagagem educativa diferenciada e conheçam a diversidade do seu país, o Colégio GGE promove o GGE Cultural 2019.

O projeto bienal tem como objetivo contemplar a pesquisa e a busca pelo conhecimento através de um viés artístico e cultural, estimulando a criatividade e a sensibilidade artística dos alunos, considerando a arte como forma de expressão de sentimentos, ideias e emoções. Os alunos irão vivenciar um processo imersivo na cultura brasileira, conhecendo personalidades do cenário nacional e movimentos artístico-culturais que serão temas de apresentações e exposições temáticas, que podem ser produzidas de forma individual ou coletiva.

Aperte o play no vídeo a seguir e confira como foi a edição passada do GGE Cultural:

No Ensino Fundamental 1, os conteúdos referentes temática global do GGE Cultural são vivenciados em sala de aula e junto com a família, por meio de atividades, fichas e/ou pesquisas e tudo servirá como base para avaliação do desempenho do aluno. Além disso, as turminhas preparam apresentações artísticas, com performances reproduzidas no palco e ensaiadas durante os horários de aula, pelas professoras de turma.

Os estudantes do Ensino Fundamental 2 podem optar por uma das categorias fotografia, artes plásticas, teatro musical, cinema, música, moda e gastronomia para produção de seus trabalhos, que devem conter informações como origem, influência, objetivo e utilização da obra exposta e ainda sobre os tipos de materiais usados para compor suas criações. Todo processo de criação contará com o suporte da equipe pedagógica do GGE.

“Os trabalhos e apresentações dos alunos são produzidos em grupo, pois estimulamos a cooperação, a liderança e a produção coletiva. Os professores, além do suporte técnico, orientam os alunos com relação à divisão de tarefas, às estratégias para apresentação, aos ensaios das danças. Durante essas orientações, são retomados os conhecimentos produzidos ao longo do ano relacionados ao tema, que geram uma conexão do conhecimento com a prática”, enfatiza a gestora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do GGE, Anabelle Veloso.

Dentro de cada categoria, o aluno ou grupo poderá escolher subcategorias relacionadas ao tema principal. Movimentos estrangeiros também estão entre os assuntos abordados para que os inscritos consigam observar a cultura em uma perspectiva global de influência.

“Diferente da Mostra de Iniciação Científica (MIC), o GGE Cultural vem para permear a cultura, a arte e a humanidade como um todo, mostrando que o conhecimento não é apenas o científico. A ideia é possibilitar aos alunos e familiares um momento de demonstração, trabalho e aperfeiçoamento das habilidades em áreas que permeiam a formação do jovem. São inúmeras possibilidades para o aluno escolher e desenvolver suas competências artísticas”, explica o gestor pedagógico do Ensino Fundamental 2 e Médio do GGE, Tayguara Velozo.

A culminância do projeto acontece em um evento, que acontecerá conforme o cronograma a seguir:

GGE CARUARU UNIDADES GGE EM RECIFE
DATA 5/10 (sábado) 19/10 (sábado)
LOCAL Unidade Caruaru Arena Pernambuco

Prazo da entrega das análises críticas: 1/11 (sexta-feira)

Gostou? Então, não perca tempo e inscreva-se já na tesouraria de sua unidade. O período de inscrição para os estudantes da unidade de Caruaru é até 27 de setembro. Para as unidades da Região Metropolitana do Recife, até 4 de outubro.

2 respostas
    • Colégio GGE says:

      Olá, Mônica! Tudo bem? A senhora pode consultar o cronograma do GGE Cultural com a coordenação da sua unidade. Agradecemos pelo contato!

      Responder

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.