Com o ocorrido da pandemia e com a consequente suspensão das aulas presenciais, vivenciamos uma realidade em que as escolas saíram de uma modalidade de aulas presenciais para outra completamente remota. Essa mudança representou um grande marco na educação brasileira e, certamente, modificará a prática educativa de agora em diante, uma vez que ela alterou toda a perspectiva do processo ensino-aprendizagem.
Em função de ainda não haver uma vacina contra a Covid-19, o retorno às atividades presenciais também caminha por mais um modelo inovador para educação: o ensino híbrido, que agrega as duas modalidades de ensino e surgiu como uma alternativa viável de retorno às atividades presenciais por garantir que uma parte dos alunos possa frequentar o colégio, assistir às aulas presencialmente, enquanto a outra parte dos alunos, mesmo ficando em casa, também assista às aulas numa modalidade remota.
Essa proposta que intercala as duas ofertas de ensino, conhecida por ensino híbrido, já utilizada por muitas escolas de diversos países em todo o mundo, tem sido vista como uma opção viável e cautelosa de retorno ao presencial uma vez que promove a possibilidade de atender a todos os alunos, considerando que uma parte estará na escola e a outra parte em casa, garante uma melhor aplicabilidade das medidas de prevenção da contaminação pelo vírus através do distanciamento social e permite a aplicação da tecnologia a favor da educação como aliada do processo ensinoaprendizagem.
É importante destacar que, apesar de o modelo de ensino híbrido ter ficado muito popularizado em função da necessidade de retorno ao presencial, essa é uma oferta já utilizada pelas principais escolas do país, inclusive pelo Colégio GGE, também conhecida por blended learning, desenvolvida a partir de um entendimento de que promovê-la vai muito além de misturar essas duas metodologias, de modo alternativo, ora lançando mão de uma ou outra, trata-se, sobretudo, de conhecer profundamente o que há de melhor nos dois mundos e fundi-los de modo que o aluno seja o grande beneficiado dessa interação, ampliando sua experiência com a educação exponencialmente.
E, assim como priorizamos a qualidade pedagógica nas atividades online, marco do Colégio GGE nas atividades presenciais, garantimos a mesma qualidade nesse novo momento da educação com o ensino híbrido como tendência e forte alternativa para viabilidade de uma educação mais acessível e aproximada das necessidades e da realidade dos discentes, pois vivemos uma nova era, que nos exige uma educação disruptiva e inteiramente voltada às idiossincrasias de nossos alunos.
Ensino híbrido
Ensino presencial
Ensino remoto
Nº de alunos reduzidos/sala
Rodízio presencial entre os alunos da mesma turma
Programa de Assistência Pedagógica – PAP
Durante todo o período de suspensão das atividades presenciais, as aulas remotas do Colégio GGE foram disponibilizadas através do Programa de Assistência Pedagógica – PAP, lançado em 2020, oferecendo um completo suporte pedagógico aos alunos de todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Pré-Enem.
A experiência das aulas do PAP, além de proporcionar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem de forma remota, abriu possibilidades para a real necessidade de utilização das ferramentas tecnológicas a favor do processo ensino-aprendizagem, tais como: conteúdos audiovisuais, videoaulas e podcasts, listas de exercícios resolvidas, atividades e orientações pedagógicas e aulas online ao vivo todos os dias.
O Programa mobilizou mais de uma centena de profissionais, entre professores, coordenadores e gestores, que foram provocados em meio à pandemia, a pensarem em alternativas viáveis para interagir com alunos ao vivo e online de maneira assertiva, didática e, sobretudo, engajadora, pois tratava-se de uma mudança urgente para aquele momento, que, como prevíamos, refletirá no futuro do fazer educação em nosso país e em todo o mundo.
As atividades do PAP simularam toda a rotina escolar por meio da plataforma de gestão pedagógica V4, agregada às facilidades tecnológicas das plataformas Zoom e Google Classroom, recriando no mundo virtual toda a atmosfera necessária para a eficiência do ensino e do aprendizado.
Criado para trazer leveza e contribuir com a humanização do ensino, o Projeto Outbox Learning é composto por um cardápio de atividades eletivas opcionais aos alunos, disponíveis no contraturno, que vão muito além da grade tradicional de ensino. Dessa forma, os alunos podem optar por mergulhar no universo das expressões de talentos musicais e corporais, da culinária, do debate e da oratória, da criatividade, entre outras, além de serem convocados a refletir sobre diversos aspectos sociais, políticos e econômicos, sempre permeados pela cidadania e pela ética.
Consultoria Pedagógica
Criado para trazer leveza e contribuir com a humanização do ensino, o Projeto Outbox Learning é composto por um cardápio de atividades eletivas opcionais aos alunos, disponíveis no contraturno, que vão muito além da grade tradicional de ensino. Dessa forma, os alunos podem optar por mergulhar no universo das expressões de talentos musicais e corporais, da culinária, do debate e da oratória, da criatividade, entre outras, além de serem convocados a refletir sobre diversos aspectos sociais, políticos e econômicos, sempre permeados pela cidadania e pela ética.