O Fundamental 2 do Colégio GGE contempla uma abordagem mais tradicional de ensino. Afirmamos o tradicional porque, apesar de utilizarmos recursos multimídia, bem como ferramentas tecnológicas para promovermos o aprendizado de nossos alunos, prezamos também pelo conteúdo, pelo ensino de qualidade, pelas aulas mais centradas na figura do professor e defendemos o estudo individual como um forte recurso para obtenção de um bom desempenho acadêmico.
Nessa fase, é trabalhado o desenvolvimento do pensamento crítico, moral, intelectual e humanístico, visando ao desenvolvimento integral dos alunos.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta pedagógica do GGE para o Ensino Fundamental 2 está amparada por três pilares:
PREPARAÇÃO PARA A VIDA E HABILIDADES DO FUTURO
Liderança & Trabalho em Equipe
O estímulo ao trabalho em grupo permite desenvolver habilidades de liderança, domínio para a resolução de conflitos e resiliência. Nas aulas de STEAM, os alunos são expostos a situações-problema e, em equipes, são levados a testar resoluções, com a “mão na massa”. As aulas de educação física exploram a integração, a socialização e o trabalho coletivo.
6º ao 9º ano: Aulas semanais na metodologia STEAM
6º ao 9º ano: Aulas semanais de educação física
6º ao 9º ano: Festival Esportivo
Habilidades Socioemocionais (Inteligência emocional)
Estabilidade emocional, criatividade, empatia, pensamento crítico, liderança, civismo e comportamento no mundo digital são conceitos que devem estar cada vez mais ligados à sala de aula. A Educa 21 (plataforma socioemocional por Rossandro Klinjey) ajuda os jovens a conhecer os próprios limites e os dos outros, os auxilia a tomar decisões conscientes, a lidar com desafios e a resolver problemas complexos da vida real.
6º ao 9º ano: Aulas semanais da Educa 21
Habilidades Artísticas & Criatividade
O incentivo às artes corresponde ao cuidado com a formação integral de nossos alunos. Na arte, contemplamos as dimensões afetiva, cognitiva, motora e social. Nela, trabalhamos o autoconhecimento, a melhora da autoestima e a criatividade.
6º ao 9º ano: Aulas semanais de Artes
Raciocínio Lógico & Resolução de Problemas
O raciocínio lógico e a resolução de problemas são habilidades essenciais para a vida contemporânea. Nas aulas de STEAM, o raciocínio lógico é estimulado a partir da prática de comunicação assertiva, da organização de informações e da tomada de decisões. A cada projeto, o estímulo é dado pela resolução de problemas, em que os alunos precisam superar desafios a partir de uma proposta pré-definida.
6º ao 9º ano: Aulas semanais de STEAM
Habilidades Linguísticas
Incentivo à leitura e produção textual são prioridades em nosso Ensino Fundamental 2. No projeto de Incentivo à Leitura, os alunos compartilham suas experiências lidas com os colegas por meio de atuações teatrais, debates, vídeos, dentre outras atividades. Na produção de texto, eles experimentam diferentes gêneros textuais e passam pelo processo de escrita e reescrita. Nas aulas de língua inglesa, investimos no interesse pela aprendizagem de um novo idioma.
6º ao 9º ano: Projeto Incentivo à Leitura
6º ao 9º ano: Projeto RediGGE
6º ao 9º ano: Aulas semanais de Produção de Texto
6º ao 9º ano: Reescrita das avaliações de redação
6º ao 9º ano: Aulas semanais de Língua Inglesa
Compreensão de Fenômenos e Pensamento Crítico
A reflexão e o discernimento sobre fenômenos é uma importante habilidade para o convívio social e os desafios do futuro. Nas aulas do ProLab (Programa de Laboratório), a aplicabilidade dos conceitos aprendidos acontece na prática. As vivências e atividades buscam dar sentido e trazer significado à aprendizagem do programa curricular.
6º ao 9º ano: Aulas semanais do ProLab
Empatia e bem-estar
O programa de educação física tem como objetivo trabalhar o movimento do corpo e sua relação com a vida cotidiana. São trabalhados temas como alimentação saudável, saúde, bem-estar e inclusão.
6º ao 9º ano: Aulas semanais de educação física
6º ao 9º ano: Festival Esportivo