Contagem regressiva: Prepare-se para o Seriado da Universidade de Pernambuco

Profissionais do GGE compartilham dicas para amenizar a tensão emocional dos vestibulandos

O Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) acontece nos próximos dias 5 e 12 (SSA 1 e 2), e 19 e 20 (SSA 3) de dezembro.

No entanto, além da preparação acadêmica, que envolve o estudo das temáticas abordadas, o seriado também exige preparação emocional, que pode se tornar o diferencial para a conquista de um resultado positivo.

Pensando nisso, o Colégio GGE reuniu profissionais de diferentes áreas para compartilharem algumas dicas para os vestibulandos, que possam amenizar a tensão emocional nesse período

Evite sair da rotina alimentar

A alimentação é uma peça-chave nesse momento que antecede as provas. Por isso, uma das dicas é evitar alimentos que seu organismo não está acostumado. “Esse não é o melhor momento para o candidato conhecer um prato novo em um restaurante ou fazer exageros com amigos”, alerta a nutricionista do Colégio GGE, Nancy Ayres.

Além disso, a profissional chama atenção para o que deve ser evitado nesse período. “Devemos ter cuidado com o consumo exagerado de cafeína e energéticos, pois podem causar insônia e ansiedade pré-prova”, reforça.

Valorize a noite de sono

Outro ponto importante para fortalecer a preparação física e mental é a garantia de uma boa noite de sono. Dormir bem ajuda a reduzir o estresse, fortalecer a memória e melhorar o humor e o raciocínio.

“Mesmo com a ansiedade grande, é importante que eles tentem dormir bem, dormir cedo, não virar a noite ou fazer qualquer outra coisa que possa os deixar cansados e tirar a noite de sono”, reforça a psicóloga do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP), Liliane Nascimento.

Banner Acervo GGE

Esteja na companhia de familiares e amigos

Como o fator psicológico é decisivo nesse período, uma das estratégias para amenizar a tensão é estar próximo a pessoas queridas, como família e amigos, que possam trazer mais leveza para o momento. “A dica que eu dou é que eles estejam com a família ou com amigos, usando esse final de semana para ter práticas saudáveis, que acalmem e que possam começar a entrar no processo interior de acreditar que são capazes”, defende a psicóloga.

O professor de Inglês do GGE, Hudson Ribeiro, também reforçou a dica. “Conecte-se com pessoas que te tragam uma boa energia, busque a positividade”, sugere.

Aposte em alimentos que ajudam na memória

Para essa maratona, também é importante investir em refeições que fortaleçam o corpo e a mente. “Devemos apostar em alimentos que ajudam na memória, concentração e aprendizado, tais como: peixes, sementes de chia, carnes, cereais integrais, feijão, ovo, soja, beterraba, repolho e espinafre”, listou a nutricionista Nancy Ayres.

A profissional também destacou que é importante focar em uma alimentação reforçada no dia da prova. “Faça um bom café da manhã, recheado de frutas, cereais e oleaginosas, e um almoço leve, com verduras frescas, legumes, cereais e carne branca, que tem uma melhor digestibilidade”, sugere.

Tente desacelerar

Para minimizar a ansiedade, uma das estratégias é focar em atividades que tenham o potencial de distrair e acalmar. Manter a atenção no presente é uma forma de evitar pensamentos negativos, que aumentem o nível de estresse antes da prova.

“Na véspera da prova, o mais importante é cuidar da sua saúde emocional. Desacelere, ouça músicas, veja filmes ou séries que não contenham violência, faça um passeio, durma cedo, pratique a gratidão, ore ou medite”, sugere o professor Hudson Ribeiro.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.