Enem 2020: O risco de escolher o curso errado só porque ‘a nota deu’

Já pensou em optar por uma graduação que não faz parte da sua lista de preferências só para não perder a chance de ingressar, de primeira, na Universidade? Pois é, o caso é mais comum do que parece e, geralmente, envolve candidatos que não conseguem atingir nota suficiente no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, para ingresso no curso desejado.

De acordo com dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, 59% dos alunos que ingressaram na universidade em 2010 abandonaram ou transferiram o curso até o final de 2019. Os números não só indicam que essa realidade existe, como é frequente.

59% dos alunos desistiram do curso que começaram

curo pre vestibular on power
pre-enem on power gge

Os motivos que levam candidatos a ingressar em cursos de segunda opção são diversos. Medo de não conseguir bom desempenho em novo vestibular, pressão da família e até a justificativa para não perder tempo de estudo são algumas dessas razões. Ao arriscar outro curso, divergente daquele que sempre sonhou fazer, com sorte, alguns estudantes gostam, identificam-se, descobrem-se na nova profissão. Em contrapartida, outros não. E aí podem vir a se arrepender, desistir no meio do caminho ou até concluir a graduação sem nunca terem experimentado, de fato, a realização profissional.

“Mais vale esperar um pouco e se preparar para o curso superior desejado com qualidade e empenho, do que empregar esforços e gastar energia naquela graduação com a qual não se tem a menor afinidade. São longos anos pela frente e, fazer o que não gosta, pode causar desânimo e tristeza. A carreira profissional está ligada à realização. Deve conectar felicidade e bem estar, aspectos preciosos do dia a dia”, lembra Hudson Ribeiro, professor de inglês do Colégio GGE.

Por que não se dar mais uma chance?

Antes de começar o curso indesejado e correr o risco de abandoná-lo antes do término, que tal assumir a responsabilidade pelos seus resultados, avaliar o que pode melhorar e se empenhar novamente nos estudos? Não encare o ano de curso preparatório pré-vestibular como tempo perdido, mas como investimento necessário para conquistar seus principais objetivos.

Para alunos do Ensino Médio que não foram aprovados no curso esperado, o Pré-Enem On Power é uma excelente oportunidade para revisar assuntos já estudados, com equipe especialista em aprovação. São professores, equipe pedagógica e Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) prontos  para turbinar o desempenho daqueles que buscam melhores resultados. Para quem tem um sonho a realizar, não há tempo difícil. É preciso conscientização e algum esforço, que as chances se renovam. Confira a experiência da Maria Eduarda e como ela está se preparando com o On Power GGE!

Prepare-se de casa. Inscreva-se agora!

* os valores podem sofrer alterações

O que está incluso no Pré-Enem On Power:

  • Aulas diárias ao vivo

  • Melhor material didático do País

  • Aulas gravadas

  • Aplicativo V4

  • Plantão de dúvidas

  • Aulões

  • Simulados

  • Banco de questões

  • Exame de Verificação de Aprendizagem

  • e muito mais!

Não desista. Estamos com você na intensa preparação para seus melhores resultados: GGE.COM.BR/PREENEM

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.