A timidez é uma condição que afeta muitas crianças e adolescentes. Ser tímido pode ser apenas uma característica, mas para algumas pessoas pode também representar problemas para seu futuro, como dificuldades em se relacionar ou se posicionar, especialmente no mercado de trabalho.

Pensando em trabalhar aspectos como independência, integração e socialização para desenvolver segurança e a autoconfiança nos pequenos, o Colégio GGE criou a Noite Estrelada. Trata-se de um momento voltado para crianças entre 8 e 10 anos, período em que estão iniciando a construção da autoestima e desenvolvimento da relação com o próximo.

A Noite Estrelada é um projeto pedagógico, através do qual os alunos do ao 5º ano do Ensino Fundamental 1 passam a noite no colégio, junto com a equipe pedagógica, participando de vários jogos e atividades, com o objetivo de estimular a independência, autonomia e o espírito de coletividade entre eles.

“Além de estimular a autonomia, os alunos devem, durante todo o evento, seguir algumas regras e orientações, seja durante os jogos e brincadeiras quanto nos momentos de lanche e de preparação para dormir. Para muitas crianças, é a primeira vez que dormem fora de casa ou de algum parente. E durante o evento, toda a equipe pedagógica atua nas orientações e acolhimento das crianças. São, portanto, trabalhados com os participantes seus receios, o espírito de coletividade, cooperação, organização e disciplina”, explica o gestor pedagógico do GGE Benfica, Ricardo Diniz.

As atividades são iniciadas com oficinas de artes, pintura, atividades de educação física, contações de histórias e dança. Logo após as oficinas, os alunos participam de uma trilha assustadora, onde percorrem toda a escola decorada e cujo objetivo é seguir pistas e orientações de personagens e percorrer caminhos com obstáculos e desafios chegando ao final da trilha, com muita história para contar. Este ano, a temática de todas estas atividades foi Jurassic Park, o Parque dos Dinossauros, famosa franquia do cinema.

Ao término das atividades, os alunos fazem um lanche e participam do show de talentos, bem como de uma baladinha com DJ, finalizando a brincadeira com uma sessão de cinema para acalmar a garotada. Em seguida, os alunos recebem as orientações para se dirigirem às salas de aula, que foram transformadas em dormitórios. No dia seguinte, o evento terminou com um café da manhã bem divertido, regado com recreações.

“Durante a noite e em cada atividade, a coordenação pedagógica faz uma reflexão do propósito das brincadeiras antes delas acontecerem. Este tipo de abordagem é necessária para contextualizar a atividade e onde ela se situa ao longo do evento. Esta mesma reflexão é feita logo após a atividade acontecer, para que possamos ensinar as crianças a lidar com as expectativas e com o resultado obtido”, completa o gestor pedagógico.

Na semana seguinte, em sala de aula, os professores solicitaram que cada criança refletisse sobre o evento e relatassem alguns sentimentos relacionados às suas experiências, como dormir fora de casa, o momento de cooperação com os colegas, entre outras competências trabalhadas na Noite Estrelada.

O Colégio GGE acredita que os projetos e eventos pedagógicos trazem para o aluno, além de boas recordações, o sentimento de conquista, trabalho em equipe, bem como promovem o amadurecimento e maior independência para as crianças.

Aperte e play e assista ao vídeo dos melhores momentos da Noite Estrelada 2019: 

Gostou? Então, veja também as fotos das turmas do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental 1 durante o evento:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.