Dicas ENEM 2021: Chegue pronto para encarar Física, Química e Biologia

Faltam poucos dias para a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Agora, as questões são sobre Matemática e Ciências da Natureza, onde são cobrados conhecimentos sobre Física, Química e Biologia. No domingo, 28, você terá das 13h às 17h para finalizar a prova. A partir das 19h, no YouTube da TVJC, você acompanha a análise das questões pelo time de professores do Colégio GGE. De antemão, o Blog do Enem convidou Carlos Japwwa, Fábio Costa e Eraldo Belarmino para dar orientações de última hora para você aproveitar os últimos dias para revisar assuntos de Física, Química e Biologia. De saída, use esse tempo para resolver questões pontuais dos assuntos que mais caem na prova.

“Nesta reta final, o ideal é valorizar os aspectos temáticos mais recorrentes. Aposte em circuitos elétricos e eletromecânica, ondulatória, assim como energia mecânica, luminosa…”, resume Japwwa.

Estes assuntos, relembra, permeiam em torno de 10 das 15 questões referentes à Física. Em seguida, prévias das dicas que você pode ouvir completas no Spotify do Colégio GGE. Confere as de Carlos Japawwa abaixo.

Ouça agora!

Fábio Costa, professor de Química, comenta que o Enem foi perdendo sua proposta inicial ao longo do tempo, a interdisciplinaridade.

“Hoje, o aluno não sente nenhuma dificuldade em identificar as questões da prova, pelo menos no caderno de Natureza”, diz, sobre o Enem ter um perfil mais conteudista hoje.

Assim, aposte em exercícios sobre forças intermoleculares e polaridade das moléculas, reações orgânicas, Eletroquímica e Cálculo Estequiométrico, além de explorar questões sobre meio ambiente. Para mais dicas de Fábio Costa, dê play no episódio abaixo.

Ouça agora!

Por último e igualmente importante, temos a orientação do professor Eraldo Belarmino (que também pode ser encontrada no EnemCast e no Spotify do GGE). Eraldo lembra que os assuntos são cobrados de maneira integrada. Uma questão sobre água pode abordar doenças ou fisiologia vegetal, por exemplo.

“Fiquem também de olho no ciclo do nitrogênio”, recomenda.

Matemática também

Tem prova de Matemática e suas Tecnologias também, tá lembrado? Já conferiu as dicas de Marconi Sousa? Então acessa lá e chegue afiado, são 45 questões, heim? Boa sorte!

Fonte: NE10 ENEM