Dicas de brincadeiras educativas que impulsionam a aprendizagem das crianças

Você já brincou com o seu filho hoje? Ter um momento em casa para brincar com seu filho é muito importante para criar laços afetivos, além de impulsionar o desenvolvimento motor e cognitivo dele.

A criança precisa ser estimulada desde o seu nascimento com atividades educativas e brinquedos próprios para a sua idade. O momento do jogo ou da brincadeira não é apenas um simples de entretenimento, mas uma oportunidade para que os pequenos passem a entender o mundo, ampliar os seus conceitos e ao mesmo tempo aprender.

O brincar cria condições para o desenvolvimento intelectual infantil, ensinando hábitos imprescindíveis para o crescimento da criança, como companheirismo, perseverança, persistência e raciocínio.

Mas quais as melhores brincadeiras para impulsionar o aprendizado e o crescimento dos pequenos? Como os pais podem, em casa, na rotina da garotada, inserir atividades que colaborem para incentivar o desenvolvimento motor e sensorial? Por onde começar, como conduzir a diversão e até que objetos utilizar para oferecer desafios e atrativos na medida certa são preocupações que devem ser levadas em conta pelo adulto responsável por brincar com o menor.

Pensando nisso, a coordenação pedagógica do Colégio GGE preparou uma série especial de vídeos, que traz algumas dicas de atividades e orientações que podem ser muito úteis para pais de primeira viagem e até para os que já têm mais filhos, e para as tias e avós também (por que não?). Afinal, a hora da brincadeira pode, sim, suscitar algumas dúvidas.

Os vídeos estão todos disponíveis no AcervoGGE e foram criados pensando na necessidade escolar de cada faixa etária. Confira um pouco mais a seguir!

Dicas para crianças de 1 a 3 aninhos

As pedagogas Ana Paula Calado e Amanda Rangel, coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil do Colégio GGE, prepararam algumas dicas que podem ajudar a transformar o lazer em hora também de aprendizado.

Se a criança tem entre um e três anos, os espaços da natureza são os primeiros indicados pela dupla. “Trabalhar com areia, pedrinhas, folhinhas, tudo isso desenvolve o lado sensorial das crianças e a cognição de sentido, tão importante para essa faixa etária”, explica Ana Paula Calado. Ela lembra, no entanto, que é sempre importante que os pais monitorem os pequenos, já que nessa idade eles estão na fase oral e costumam levar a mão à boca com muita facilidade.

O primeiro contato com os livros também pode acontecer nesse período da infância, através de obras ilustradas, com diferentes formas e cores. Desse modo, a criança já começa a se adaptar ao mundo das letrinhas, ampliando o conhecimento através dos personagens, por exemplo.

Quer saber mais sobre como transformar a brincadeira da garotada em hora de aprendizado? Assista ao vídeo completo gravado por nossas coordenadoras pedagógicas:

Dicas para crianças de 3 e 4 anos

O vídeo apresenta atividades ligadas à motricidade – relacionada aos sistemas nervoso e muscular -, que ajudam a desenvolver destreza e segurança. Essas habilidades são importantes para que a criança possa, por exemplo, segurar o lápis com a forma e pressão corretas na hora de escrever.

Sucesso entre os pequenos, o exercício de enfeitar figurinhas coloridas com lantejoulas e miçangas é excelente para essa finalidade. Em casa, grãos de feijão e de arroz também podem ser usados como enfeites para imagens de animais, flores, bonecas e muitos outros formatos.

Além de trabalhar a coordenação motora, brincadeiras indicadas no vídeo por Amanda e Ana Paula fazem com que a criança fique mais à vontade com alfabeto e os numerais, facilitando a transição para a alfabetização. Por isso, as famílias podem seguir as orientações para inventar suas próprias brincadeiras, sempre sob a supervisão de um adulto. Irmãos, tias, tios, vovós e vovôs também são muito bem vindos nessa aventura.

Quer saber mais sobre como ajudar a criançada a desenvolver corretamente a coordenação motora? Assista ao vídeo completo gravado pelas educadoras do Colégio GGE:

Dicas para crianças de 4 e 5 anos

Para crianças de 4 e 5 anos de idade, é primordial o desenvolvimento da consciência fonológica, nome dado à relação entre grafema e fonema, ou seja, entre o som e o desenho (grafia) da letra. As pedagogas Amanda Rangel e Ana Paula Calado separaram dicas especiais para ajudar os pais a explicar a novidade para a criançada.

A primeira delas é que, antes de começar a propor atividades de leitura e escrita, os pais devem estar atentos se a criança possui boa habilidade oral. É só observar como o pequeno se comunica, prestando atenção se consegue transmitir conteúdo de forma satisfatória e se o que ele fala tem coerência. O vocabulário é outro ponto a ser considerado: se ele é amplo e enriquecido, a criança está preparada para ser introduzida ao mundo das letras.

Se os pais tiverem dificuldade de fazer essa análise sozinhos, é recomendado buscar auxílio de um fonoaudiólogo (a), para que ele (a) faça uma triagem e, se houver necessidade, dê início a um auxílio clínico.

Quer saber mais sobre como ajudar a criançada a desenvolver corretamente a consciência fonológica? Assista ao vídeo completo com todas as dicas de Amanda e Ana Paula:

Dicas para crianças de 5 e 6 anos

Neste vídeo, nossas coordenadoras pedagógicas trazem recursos que auxiliam na leitura e escrita de crianças que estão no último ano da Educação Infantil. Nesta fase, os pequenos precisam superar dois desafios: a compreensão do sistema alfabético e decodificação deste alfabeto.

Para trabalhar essas habilidades tão importantes para as crianças que estão se preparando para ingressar no Ensino Fundamental 1, uma das atividades indicadas é o sorteio das sílabas, que faz com que as crianças associem imagens de animais, frutas e objetos às sílabas de seus nomes.

Ensinar aos pequenos as primeiras lições sobre ler e escrever, além de aumentar o vínculo emocional, faz como que a família colabore com o aprendizado escolar, proporcionando um entendimento ainda mais completo do assunto abordado em sala de aula.

Quer saber mais sobre como ajudar seu filho a se familiarizar com mundo das letrinhas? Assista ao vídeo completo gravado pelas pedagogas:

O que achou deste conteúdo? No AcervoGGE, você encontra guias completos sobre os principais temas relacionados à educação, disponíveis para download gratuito. Confira a seguir alguns materiais que você pode gostar: